Semana Santa 2023
13/04/2023Solenidade de Corpus Christi 2023
11/06/2023Em comunhão com toda a Família Salesiana, presente nos cinco continentes do planeta, nossa comunidade paroquial celebrou a Novena em honra a Nossa Senhora Auxiliadora, em preparação à grande Solenidade do dia 24 de maio.
Nosso Reitor Mor, que é ao mesmo tempo, filho de Dom Bosco e seu sucessor, portanto pai da Família Salesiana, nos deu o rumo pastoral a ser seguido neste ano de 2023: “COMO FERMENTO NA FAMÍLIA HUMANA, HOJE”.
Inspirados pela Estreia, os membros da Comissão Litúrgica de nossa paróquia escolheram o lema para nortear nossa Novena: “Mãe Maria, auxiliai nossas famílias”.
Nosso pároco e Animador Espiritual da ADMA delegou a esta Associação, que tem como carisma divulgar e promover a devoção a Nossa Senhora Auxiliadora, preparar a cada dia da Novena uma meditação sobre a Virgem Maria, em consonância com o Evangelho do dia. Sempre buscando retratar o amor e a devoção de Dom Bosco à Auxiliadora.
Na abertura refletimos sobre Aquela que por primeiro esteve com Jesus, desde Sua Encarnação e ouvimos sobre a importância desta instituição divina que é a família, e pedimos à Virgem Auxiliadora para livrar nossas famílias dos males que nos rodeiam. E fomos convidados a meditar sobre o lugar que Maria ocupa nas nossas famílias.
No outro dia, com base no Evangelho (Jo 16,8) vimos como Dom Bosco desenvolveu seu “sistema preventivo’, buscando formar “bons cristão, honestos cidadãos”, com a clara noção de pecado, justiça e julgamento. Lembrando que Nossa Senhora sempre dá aos seus filhos o auxílio para viver na graça de Deus. Meditamos sobre qual graça necessitamos para santificar nossa família.
Seguindo, no Evangelho Jesus nos promete o Espírito da Verdade que nos conduzirá à plena verdade. (cf. Jo 16, 13-a)
A Virgem Maria é modelo para nos abrirmos à ação do Espírito Santo. Dom Bosco soube entregar-se em suas mãos e realizou a obra, da qual nós somos parte. Com os ensinamentos de Dom Bosco fomos convidados a meditar sobre o que devemos colocar nas mãos da Virgem Auxiliadora para nos abrirmos à ação do Espírito prometido por Jesus.
No dia seguinte Jesus nos diz: “… mas a vossa tristeza se transformará em alegria” (Jo 16,20) Vimos como a ação de Nossa Senhora na vida e na obra de Dom Bosco, transformou tristeza em alegria. Vítima de perseguições, e variadas objeções à sua obra, ele, ao depositar sua confiança na Virgem Auxiliadora, vê os milagres acontecerem e a vontade de Deus se realizar na sua vida e através do seu trabalho em prol dos jovens necessitados. E nós meditamos sobre qual tristeza em nossa vida pedimos à Mãe Auxiliadora que converta em alegria.
Continuando, contemplamos a sequência do mesmo texto (Jo 16,20) no qual Jesus nos promete que ninguém poderá nos tirar a alegria. Para Dom Bosco, a alegria é um componente essencial no caminho da santidade. Nesta noite meditamos sobre a alegria de sermos conduzidos nesse caminho pelo Espírito Santo, contando com a intercessão de nossa Mãe Auxiliadora. Foi feito o convite para respondermos se temos consciência das vezes em que Nossa Senhora demonstrou o quanto nos quer bem.
No outro dia, conforme o texto de At 1,8: “…recebereis o poder do Espírito Santo que descerá sobre vós para serdes minhas testemunhas … e até os confins da terra”, ouvimos que recebemos o Espírito Santo desde o nosso batismo, e nos demais sacramentos ao longo de nossa vida, para sermos testemunhas do Cristo Ressuscitado. Não é uma tarefa fácil, mas contamos com a força do Espírito e com a Poderosa Intercessora, a Virgem Auxiliadora. Vimos como Dom Bosco não poupava esforços para a salvação das almas e como ele se colocava sempre à disposição para ministrar os sacramentos, recomendando a Confissão e ensinando-os a apoiar-se nas duas colunas: A Eucaristia e a Virgem Maria. Refletimos sobre o que nos falta e o que podemos pedir à Virgem Auxiliadora, para sermos testemunhas de Cristo Ressuscitado.
No penúltimo dia, meditamos este trecho do Evangelho: “No mundo, tereis tribulações. Mas, tende coragem! Eu venci o mundo!” (Jo 15, 33). Como ocorre na vida de qualquer cristão, Dom Bosco enfrentou muitas tribulações e, pela grandeza de sua obra, a estas somavam-se as de seus assistidos. Sua total confiança e entrega nas mãos da Virgem Auxiliadora foi o que lhe permitiu enfrentar e superar todos os problemas em sua vida e contra a sua obra. Foi-nos proposta a pergunta: como tem sido a minha entrega e a minha confiança na Virgem Auxiliadora?
Encerrando nossa caminhada em preparação à Solenidade do dia 24, meditamos sobre “Maria Auxiliadora: uma certeza.” Vimos sobre a atualidade da devoção a Nossa Senhora Auxiliadora. Contemplando a vida e a espiritualidade de Dom Bosco, constatamos a permanente presença da Virgem Maria. Aprendemos com sua devoção, seu amor e sua confiança na intervenção de Nossa Senhora Auxiliadora, a também nós nos abandonarmos em suas mãos, com a confiança de filhos. Conhecendo tantos milagres e prodígios que Nossa Senhora operou, através da fé que Dom Bosco Nela depositava, nos inspiramos para celebrar com maior fervor a festa para honrá-la, guardando em nosso coração a frase de Dom Bosco: “A FESTA DE MARIA AUXILIADORA DEVE SER O PRELÚDIO DA FESTA ETERNA QUE DEVEREMOS CELEBRAR TODOS JUNTOS UM DIA, NO PARAÍSO”.
Confira algumas fotos:
Texto: Maria Célia, coordenadora ADMA | Fotos: Pascom | Design Imagem Capa: Pascom