Escola de Formadores 2023
06/07/2023Encontro de Jovens – “Um só Corpo”
11/08/2023No dia 14 de julho de 1883, os primeiros salesianos chegaram ao Brasil. Foi a convite do Imperador Dom Pedro Segundo, que insistiu muito com Dom Bosco para que enviasse os Salesianos para o Brasil. Em princípio para cuidarem dos filhos dos migrantes de Italianos que já tinham vindo ao Brasil e ainda estavam chegando muitos outros. Estes Italianos estavam migrando para a América Latina, fugindo da grande fome e das guerras que estavam acontecendo na Europa. Eles vinham “Fazer a América”.
Chegaram vindo do Uruguai, no dia 14 de julho de 1883, desembarcaram no Rio de Janeiro e foram direto para a cidade de Niterói, onde se estabeleceram, fundando o atual Colégio Santa Rosa. Junto com a escola, a Igreja Nossa Senhora Auxiliadora e as oficinas. Começaram acolhendo os filhos de imigrantes italianos e também outros meninos que tinham necessidade de acolhimento, de estudo, educação e de aprender alguma profissão.
Um fato marcante e folclórico que marca a chegada dos Primeiros Salesianos, é que ao chegarem em Niterói, no local que se estabeleceram, por alguma confusão de data ou desencontro, não tinha ninguém esperando por eles, e tiveram que entrar na casa por uma janela, e uma família vizinha, sabendo que tinha chegado e entrado na casa, acabou trazendo para estes religiosos, algo para se alimentarem, e segundo a tradição, trouxeram rapadura e queijo. Até hoje, em todas as casas salesianas do Brasil, no dia 14 de julho, celebramos esta data da chegada dos salesianos em nossas terras, comendo rapadura e um pedaço de queijo.
As Oficinas do Colégio Santa Rosa marcaram época. O trabalho educativo com as Escolas Profissionais iniciava-se em julho de 1885, com as oficinas de tipografia, encadernação, alfaiataria, sapataria e carpintaria. As Escolas Profissionais Salesianas de Niterói foram pioneiras no âmbito particular, sendo precedidas apenas por duas instituições semelhantes no tempo do Império. Há quem diga que o modelo de oficinas e escolas profissionais de Niterói, serviu de inspiração para o que chamamos hoje os S, Senai, Sesi… que estão espalhadas por todo o Brasil.
Aos poucos os Salesianos foram se espalhando por quase todo o território Nacional. Foram surgindo outras escolas profissionais, grandes internatos, paróquias, mas não parou por aí, pois surgiram as grandes obras missionárias no Amazonas, no Mato Grosso.
A obra salesiana foi se amoldando com o tempo e se modernizando diante das necessidades que apareciam aqui no Brasil. Começamos com grandes internatos, escolas profissionais, escola regular, missões indígenas, obras sociais e universidades. É interessante notar que o primeiro curso superior no Brasil fora de uma capital, foi estabelecido pelos Salesianos, na cidade de Lorena SP.
Os salesianos no Brasil estão em quase todos os estados de nossa nação, e nunca perderam o espirito de Dom Bosco. Buscam formar “Bons Cristãos e Honestos cidadãos”.
Pouco tempo depois da chegada dos Salesianos, vieram as Filhas de Maria Auxiliadora, que chamamos de Irmãs Salesianas. Completamos agora 140 anos da nossa chegada ao Brasil, e fincamos raízes. São muito os ex-alunos e organizações que estão ligadas a espiritualidade Salesiana. São diversos os grupos que trabalham em prol da juventude, de modo especial os mais carentes.
Texto: Ir. Luís Antonio Amiranda, sdb | Design Imagem Capa: Pascom