Batismo

“Ide, pois, fazei discípulos de todas as nações, batizai-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, e ensinai-os a cumprir tudo quanto vos mandei.” (Mt 28, 19-20)

O Sacramento do Batismo

Conforme o parágrafo 1213 do Catecismo da Igreja Católica, “O santo Batismo é o fundamento de toda a vida cristã, o pórtico da vida no Espírito e a porta que dá acesso aos outros sacramentos. Pelo Batismo, somos libertos do pecado e regenerados como filhos de Deus: tornamo-nos membros de Cristo e somos incorporados na Igreja e tornados participantes na sua missão”.

Assim, os pais podem pedir o Batismo da criança a partir do nascimento até 6 anos e 11 meses. Após essa idade, é necessário que a criança faça a preparação na Catequese para receber este Sacramento junto com a Primeira Comunhão.

Padrinhos

Cânon 872 – Ao batizando, enquanto possível, seja dado um padrinho, a quem cabe acompanhar o batizando adulto na iniciação cristã e, junto com os pais, apresentar ao batismo o batizando criança. Cabe também a ele ajudar que o batizado leve uma vida de acordo com o batismo e cumpra com fidelidade as obrigações inerentes.

Cânon 873 – Admite-se apenas um padrinho ou uma só madrinha, ou também um padrinho e uma madrinha.

Cânon 874 – § 1. Para que alguém seja admitido para assumir o encargo de padrinho, é necessário que:

2° – Tenha completado dezesseis anos de idade.

3° – seja católico, crismado.

Catequese Batismal

A Catequese Batismal prepara os pais que solicitam o Sacramento do Batismo para suas crianças e, também, os padrinhos que as acompanharão no ingresso à comunidade cristã.

É obrigatório que os pais e padrinhos participem e apresentem o certificado na Secretaria Paroquial no ato da inscrição para o Batismo; no entanto, a Catequese Batismal não precisa ser feita nesta Paróquia, apenas precisa estar em sua validade, que é de 01 ano.

Requerimentos

Uma vez tendo participado da Catequese Batismal, os pais devem marcar o Batismo, na Secretaria da Paróquia e apresentar os seguintes documentos:

– RG ou da certidão de nascimento da criança.

– RG ou CNH dos pais e padrinhos.

– Certificado da Catequese Batismal dos pais e padrinhos.

– Declaração de Crisma dos padrinhos.

– Oferta (verificar no ato da inscrição na Secretaria Paroquial).

Relação das datas das Catequeses Batismais e dos Batismo – 2024

MÊS

CATEQUESE BATISMAL*

BATISMO**

Janeiro

26

Fevereiro

23

03 e 17

Março

22

02 e 16

Abril

26

06 e 20

Maio

31

04 e 18

Junho

28

01 e 15

Julho

26

Agosto

30

03 e 10

Setembro

27

21

Outubro

25

05 e 19

Novembro

29

09 e 16

Dezembro

Férias

07 e 21

*Sextas-feiras, das 19h às 21h30.

**Sábados, às 9h. Para outros dias e horários, agendar na Secretaria Paroquial