Catequese Catecumenal
(para adultos)

A Iniciação Cristã de Adultos visa a proporcionar uma formação cristã de qualidade para jovens e adultos. Com esta catequese, os participantes poderão receber os Sacramentos da Iniciação Cristã: Batismo, Eucaristia e Crisma.

O programa do RICA (Rito da Iniciação Cristã de Adultos), é um programa de formação que dura, em média, um ano: de meados de maio até Pentecostes do ano seguinte. Os encontros são baseados nas Escrituras, nos ensinamentos da Igreja, na oração e no fomento de uma relação pessoal com Cristo por meio da sua Igreja. O ápice do caminho de formação é a recepção dos Sacramentos na Missa da Vigília Pascal.

Quem pode participar?

Podem participar tanto os que, vindo de outras confissões religiosas, estejam se convertendo ao Catolicismo, como os que já foram batizados na Igreja Católica, mas que, pela sua história de vida, não quiseram ou não puderam receber todos os Sacramentos da Iniciação Cristã durante a infância e a adolescência. 

Vale ressaltar que esta formação também é destinada àquelas pessoas que já tenham recebido todos os Sacramentos da Iniciação Cristã, porém têm o desejo de aprofundar seus conhecimentos sobre a fé católica, para serem testemunhas do amor de Deus no mundo.

Todos são bem-vindos!

Inscrições
 Dia 02 a 15 de maio de 2023 – Novas turmas Catequese Catecumenal (para adultos – formulário no link abaixo)

Informações importantes:

  • A Catequese Catecumenal atende a pessoa adulta (maior de 18 anos).
  • A duração da Catequese para receber os sacramentos do Batismo, Eucaristia e/ou Crisma, é de aproximadamente 12 meses, incluindo um encontro semanal com duração de até 2h.
  • Os encontros terão início na última semana de maio do ano de 2023.
  • O Catequizando deverá zelar pela pontualidade e assiduidade nos encontros Catequéticos, não podendo ultrapassar cinco faltas durante todo o período Catequético, com a obrigatoriedade de reposições.
  • O Catequizando deverá participar das Missas dominicais.
  • Dia de recepção do(s) Sacramento(s): Vigília Pascal, em 30/03/2024.
  • A efetivação da inscrição ocorrerá mediante presença antecipada na Secretaria Paroquial, até o dia 17/05/2023. Devem ser levados, os seguintes documentos: RG, certidão de batismo (se for batizado (a)); certidão de Primeira Eucaristia (se recebeu 1ª comunhão), certidão de casamento civil e religioso (se for casado (a)), e é imprescindível que os padrinhos tenham o sacramento da crisma. Ao longo da formação catequética, poderão ser exigidos outros documentos, que, no tempo devido, serão apresentados.
  • As pessoas em situação irregular perante a Igreja (casado somente no civil, união estável, 2ª união, etc.), farão uma entrevista na Secretaria Paroquial ou com o Pároco.
  • Espórtula (verificar no ato da inscrição na Secretaria Paroquial). Como indica o Código de Direito Canônico, trata-se dos gastos da celebração do culto (como as reformas do templo, das salas de catequese, dos processos paróquias, entre outros), da manutenção dos ministros e das obras de caridade. Essa espórtula é muito importante, considerando estes destinos tão necessários.

Relação dos dias e horários da Catequese

Inscreva-se aqui 

Dia da semana

Horário

Segunda-feira

19h – 21h

Terça-feira

19h – 21h

Quarta-feira

19h – 21h

* Os dias e horários poderão sofrer alteração na eventual indisponibilidade de Catequistas ou na hipótese de não formação de turma para o dia escolhido.