Encontro de Jovens – “Um só Corpo”
11/08/2023Romaria Salesiana 2023
31/08/2023Com o objetivo de promover a cultura vocacional nas comunidades eclesiais, nas famílias e na sociedade, para que sejam ambientes favoráveis ao despertar de todas as vocações, o mês de agosto, ficou definido como o mês vocacional. Um tempo frutuoso em que a Igreja celebra e ora pelas vocações: a vocação presbiteral, no primeiro domingo, com o “Dia do Padre”, a vocação à vida familiar, no segundo domingo, com o “Dia dos Pais”, a vocação religiosa, no terceiro domingo, dia dos religiosos, e a vocação dos leigos, com o dia do catequista, no quarto domingo.
Esse ano o mês vocacional está sendo marcado por um diferencial, pois estamos também vivenciando, desde novembro, o 3º Ano Vocacional que traz o tema: “Vocação: graça e missão” e o lema: “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24,32-33).
Quanta beleza contemplamos nos vocacionados em nossas Comunidades eclesial e laical! Basta um olhar para as pastorais da nossa Igreja e constatamos verdadeiros ninhos vocacionais abertos à vivência do discipulado. Uma realidade própria de todos os batizados que permanecem em Cristo e assim produzem frutos exemplares, dignos de admiração. São vocacionados, que alimentados pelo Pão Eucarístico, e com os corações inflamados pelo amor de Jesus, respondem ao chamado de Deus, colocando-se a caminho, a serviço do Reino. E em clima de oração, imbuídos dos mesmos sentimentos, deixam-se inundar da alegria de “servir” a Jesus na pessoa dos irmãos, e então a ação de Deus acontece. Essa é a proposta do ano vocacional, uma comunidade paroquial unida, que recebe do Senhor a graça de colocar-se a caminho e responder ao chamado que Ele faz. Daí a importância de propiciar que cada pessoa acolha o chamado de Jesus como Graça, de maneira que mais corações ardam e que os pés se ponham a caminho, em saída missionária conforme a proposta sinodal, num mundo tão carente do Amor de Cristo.
Oração do ano vocacional 2023
Senhor Jesus, enviado do Pai e Ungido do Espírito Santo,
que fazeis os corações arderem e os pés se colocarem a caminho,
ajudai-nos a discernir a graça do vosso chamado e a urgência da missão.
Continuai a encantar as famílias, crianças, adolescentes, jovens e adultos,
para que sejam capazes de sonhar e se entregar, com generosidade e vigor,
a serviço do Reino, em vossa Igreja e no mundo.
Despertai as novas gerações para a vocação aos ministérios leigos,
ao Matrimônio, à Vida Consagrada e aos Ministérios Ordenados.
Maria, Mãe, Mestra e Discípula Missionária,
ensinai-nos a ouvir o Evangelho da Vocação e a responder com alegria. Amém!
Texto: Zilbete Gonzaga | Fotos: Internet | Design Imagem Capa: Pascom