APOCALIPSE: TERROR OU ESPERANÇA?
12/10/2023Solenidade de todos os Santos – 05/11/2023
16/11/2023O cinza da zona norte da metrópole paulista resplandeceu de um amarelo nobre, quase divino, ostentado nas vestes fulgurantes de 4 mil sorridentes jovens salesianos que, adentrando o Coliseu do Colégio Santa Terezinha, faziam presente na Terra o Amor que desceu do Céu. Aquele amarelo ouro resplandecia como ouro de Ofir e fazia brilhar os olhos e palpitar os corações alegres também pelos 25 anos da Articulação da Juventude Salesiana.
Fazer florescer a civilização do amor, frase que parece tão utópica, começava a tomar forma em cada reencontro, em cada saudação, em cada música, em cada dança, em cada sorriso, em cada abraço, em cada suspiro de alívio pós-confissão, em cada lágrima derramada na adoração ao Santíssimo e na Comunhão Eucarística na Santa Missa.
A oração pelo fim das guerras, pela Paz no Mundo, pelas vidas dos inocentes, idosos e crianças, conclamada pelo Pe. Inspetor na missa de abertura certamente foi impulsionada aos céus pelo coro dos milhares de salesianos que ali estavam.
Foi assim que transcorreu o Fest 2023. Nas imediações do colégio a alegria já se irradiava nas faces felizes que para lá se dirigiam, nos gestos gentis e confiáveis dos funcionários e assessores que orientavam o desembarque dos ônibus, apontavam por onde seguir, onde comprar fichas para a alimentação, onde ver exposição de fotos, receber orientação vocacional, assistir teatro, dança, andar de skate, praticar capoeira, adorar ao Santíssimo e confessar-se. É realmente impressionante que, com milhares de seres humanos tão diferentes não se registre sequer um incidente de discriminação, preconceito ou indiferença. Todos pareciam se conhecer desde a Encarnação do Verbo Divino no Seio Sagrado de Maria Santíssima! O acolhimento, o respeito mútuo, a competição saudável nos esportes também une e faz companheiros de time e depois amigos quem jamais se havia visto antes. O fôlego de gritar gol! sexta! ponto! paranauê! só perde em potência para o uníssono “viva Jesus Cristo, viva N. Sa. Auxiliadora, viva D. Bosco!”
O concurso de bandas premiou com o 3° lugar a banda sorocabana Bosco Brothers, que emocionados voaram arquibancada abaixo, enquanto seus concidadãos arriscavam parte do refrão de “Trovador de Amor” … “o amor abraça, é minha arma, me perdoa de todo o pecado… ele é de graça, enche minha taça…me faz esquecer do meu passado”.
Finalizando o evento, uma máquina do tempo passeou por grandes momentos da vida de D. Bosco. Um corpo de balé memorável encenava a disputa do enganador, pai da mentira, pelas almas dos jovens que São João Bosco tentava salvar … e tantas vezes conseguiu. No clímax, o Santo foi ladeado por Nosso Senhor Jesus Cristo e sua Santíssima Mãe Auxiliadora, deixando ainda mais evidente a assertiva do Santo: “Foi ela Quem tudo fez”.
E, quando a fumaça do turíbulo anuncia a entrada do Santíssimo Sacramento; o milagre acontece. No silêncio profundo de adoração ao Cristo Vivo, as lágrimas outrora contidas lavam os rostos e as almas. O cansaço desaparece, o fôlego volta jovial para cantar e adorar o Senhor Jesus. Que venha o Fest 2024 e que tantos milhares de jovens possam testemunhar que é possível resplandecer o Cristo na vida e não apenas nas vestes.
Veja abaixo algumas fotos desse evento e no link postagem em nossas redes sociais:
https://www.instagram.com/reel/CyrxyA8OavC/?igshid=MTc4MmM1YmI2Ng%3D%3D
Texto: Reinaldo da Cruz – Catequista de Crisma | Fotos: Pascom | Design Imagem Capa: Pascom