OS TEMPOS DO ADVENTO E DO NATAL NA SANTA IGREJA
15/01/2024Solenidade de Dom Bosco
02/02/2024No dia 20 de janeiro, aconteceu em nossa paróquia a Celebração Eucarística com a posse canônica do nosso novo pároco, P. Eraclides Reis Pimenta – SDB, o qual tem por lema sacerdotal, “O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir” (Mc 10,45).
A Missa solene foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Sorocaba, Dom Julio Endi Akamine – SAC, e concelebrada pelo Inspetor Salesiano de São Paulo, P. Alexandre Luís de Oliveira – SDB, pelo P. Eraclides e pelos demais salesianos: Padre Orivaldo Voltolini (Diretor Geral da Presença Salesiana em Sorocaba e Vigário Paroquial), P. Antônio de Jesus Rocha (Diretor Pastoral e vigário paroquial), P. Cesar Almeida Siqueira, P. Maurício Tadeu Miranda (Vice Inspetor), P. Marcos Roberto Sabino, P. Antônio Carlos Galhardo, P. Luíz Paulo Feliciano, P. Sérgio Augusto Baldin Júnior, P. Mauro Bombo. A celebração também contou com o serviço de cerimoniário do seminarista Bruno Rolim.
Após a saudação inicial, procedeu-se à leitura da Provisão Canônica, pelo Inspetor Salesiano. Tal documento ressalta: “procurando atender ao bem espiritual e pastoral do Povo de Deus da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora em Sorocaba e conforme pedido da Inspetoria Salesiana de São Paulo (…), provisiono pároco P. Eraclides Reis Pimenta concedendo-lhe as faculdades necessárias ao bom desempenho ao cargo pastoral que assume”, e assina Dom Julio. Lê-se ainda: “Roguemos ao Senhor, se digne conceder ao sacerdote sua Graça e assistência para que ele possa nos exercícios dos deveres sacerdotais e do encargo pastoral com a efetiva colaboração dos fiéis trabalhar para fazer desta paróquia uma comunidade eclesial missionária”.
Na sequência o P. Eraclides recebeu de Dom Julio a estola e a casula, com as palavras “Recebe estas Vestes que servem de decoro para as celebrações litúrgicas para que possa com poder, beleza e dignidade presidir os atos litúrgicos desta comunidade paroquial” e pede ainda “Padre Eraclides revista-te do Homem Novo, Jesus Cristo de quem recebe hoje o mandato pastoral nesta paróquia”.
Outro momento de destaque foi a entrega do Evangeliário e a bênção do Arcebispo, antes da aclamação ao Evangelho.
Na homília Dom Julio destacou a urgência do tempo, enfatizando que usemos bem o nosso tempo de conversão e discernimento, fazendo só o que nos leva à Jesus Cristo e ao Reino de Deus. E exortou o prelado: “Que o serviço do pároco consista em ajudar os fiéis a viverem bem esse tempo, ensinando e transmitindo a Fé como um Bem Espiritual”.
Na terceira parte do Rito de Posse, a assembleia acompanhou a Renovação das Promessas Sacerdotais, a Profissão de Fé, o Juramento de Fidelidade, e a entrega das chaves da Igreja, do óleo dos catecúmenos, a chave do Sacrário e a Estola Roxa, sinal do ministério assumido pelo P. Eraclides, com a declaração solene e saudação do Arcebispo de empossado como pároco.
Após a comunhão o Inspetor Salesiano agradeceu “por sermos mais uma vez acolhidos e aceitos pela Arquidiocese de Sorocaba e reafirmou que o carisma salesiano está presente em nesta cidade como uma contribuição à Vida da Igreja”. Em sinal de carinho e acolhida P. Alexandre entregou ao P. Eraclides uma imagem de Jesus Bom Pastor, e citou características próprias de sua pessoa: o amor à Deus e serviço à Igreja de Jesus, a seriedade em celebrar o culto, além da capacidade intelectual e humana de aproximar as pessoas para dar continuidade a missão.
Ao final da celebração P. Eraclides compartilhou algumas palavras inspiradas nas constituições e regulamentos da Sociedade São Francisco de Sales, reafirmando continuar a ser apoio e referência mediante as necessidades da Evangelização e da Catequese, com olhar diferenciado à juventude e sobretudo aos mais pobres; a manter pleno diálogo, vida de oração e zelo carismático com os irmãos salesianos que compõem a comunidade consagrados salesianos de Sorocaba, porque somente assim seremos capazes de, como paróquia e como comunidade religiosa valorizar a catequese e a liturgia, aproximar quem está afastado e cuidar da integração entre Evangelização e promoção humana, para favorecer o desenvolvimento da vocação de cada pessoa. Sendo o facilitador do acesso aos bens espirituais e carismáticos e assim honrar o compromisso da Congregação Salesiana com esta Arquidiocese.
Padre Eraclides diz querer corresponder à postura esperada de um presbítero, um irmão mais velho, e concluiu fazendo referência a Virgem Auxiliadora: “Querida Mãe, estamos nesta casa, dedicada ao Senhor Deus, em vossa honra, para aprender a ser comunidade, cada dia mais. Ao contemplar-vos, meditando a Sagrada Escritura, nos convencemos de sois modelo completo de atenção e obediência, diálogo e serviço, testemunho e anúncio. Nós te imploramos em favor de cada irmão e irmã que compõe os grupos, movimentos, associações, serviços e pastorais da nossa paróquia. Suplicamos o vosso auxílio para todos os devotos e fiéis que acorrem a esta casa de oração. Sejam todos eles e elas marcados pelo desejo de corresponder ao chamado do Vosso Jesus, o Bom Pastor. De modo pessoal, vos suplico pelo ministério a mim confiado junto a este povo. Favorecei que estejamos despertos e perseverantes, pastor e rebanho, para realizar a vontade de Deus. Aceitai, o Mãe Auxiliadora, o gesto que junto às lideranças da nossa comunidade, agora realizamos. Obrigado, ó Senhora! Amém.”
E antes da Bênção Final P. Eraclides convidou os representantes das pastorais, grupos, movimentos e serviços da comunidade a subir ao presbitério, para cada um pegar uma rosa e em procissão dirigirem-se aos pés da imagem de Nossa Mãe, Maria Auxiliadora dos Cristãos, entregando-lhe a singela flor.
Confira algumas fotos:
Texto: Pascom | Imagens: Pascom | Design Imagem Capa: Pascom