Arquidiocese reunida no Seminário da Campanha da Fraternidade 2022
18/03/2022Por uma Igreja Sinodal: comunhão, participação e missão
06/05/2022Nossa Paróquia se alegra por ter celebrado a Semana Santa junto à comunidade.
Confira as fotos e reviva conosco os momentos mais emocionantes, até chegarmos à alegria da Ressurreição!
Com o Domingo de Ramos, iniciamos a Grande Semana.
Na Quarta-feira Santa, nossa Arquidiocese se reuniu na Catedral para a Missa dos Santos Óleos. Confira os momentos dessa celebração tão emocionante.
Iniciamos o Tríduo Pascal, com a Ceia do Senhor e a cerimônia do Lava-Pés. Após a Celebração, nossa comunidade participou da Vigília com o Santíssimo Sacramento. Assim foi a nossa Quinta-feira Santa.
Recordamos a Paixão e morte do Senhor, num dia marcado pelo silêncio, o jejum e a oração. Na Sexta-feira Santa, tivemos a Adoração da Santa Cruz, a Procissão do Senhor Morto e o Sermão das 7 palavras.
Com Maria, no Sábado Santo, esperamos em silêncio a vitória do Cristo sobre a morte e celebramos a Vigília Pascal, com a Bênção do Fogo, a Bênção da Água e o Batizado dos Catecúmenos.
Chegamos ao Domingo de Páscoa, exultantes de alegria, para celebrar a Ressurreição de Jesus.
Sentimento de gratidão
Para os paroquianos Máira e Bruno, “a Semana Santa foi pra lá de especial, e contou com a participação maciça dos paroquianos de Nossa Senhora Auxiliadora”.
Eles completaram: “Após dois longos anos privados de celebrar a Páscoa em comunidade, fomos abençoados em 2022. Para nós, membros das pastorais diretamente envolvidas nas celebrações do Tríduo Pascal, a Semana Santa começou “extraoficialmente” antes mesmo do Domingo de Ramos, com as reuniões da Comissão Litúrgica, passando pelos ensaios que culminaram no Tríduo. Agradecemos a Deus e a todos os que colaboraram para que esse período tão importante da Igreja pudesse ser celebrado da maneira que foi, com tamanha devoção e participação dos fiéis. Menção especial ao nosso Pároco, Padre Cesar, por seu zelo litúrgico e empenho à frente do rebanho, bem como ao Seminarista Eduardo, que muito nos ajudou como Mestre de Cerimônia nas principais celebrações da Grande Semana.”
Maria Célia também se emocionou e descreveu: “A Páscoa deste ano de 2022 foi especialmente a grande celebração da Vida em Cristo Ressuscitado! Após dois anos no “deserto da pandemia”, isolados em nossas casas, sem podermos nos aproximar do Cristo Eucarístico, de recebê-Lo e com Ele nos unirmos, neste terceiro ano, como que coroando esse longo “Tríduo”, chegamos à Páscoa da Ressurreição, como sempre sonhamos celebrar. Creio que, para toda a nossa comunidade, foi um momento muito especial e aguardado com ansiedade. Como que para compensar esse “jejum”, fomos agraciados a cada celebração, com a riqueza da Sacra Liturgia, seguida à risca. Nosso agradecimento a todos que cooperaram com cada momento desta grande celebração!”.
Reinaldo concordou emocionado e, por sua vez, relatou: “O esmero no preparo litúrgico da Semana Santa na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora foi encantador e deveras mistagógico. Dentre as várias experiências de fé, como a procissão do Senhor Morto, o Sacrário Vazio, o altar desnudo, destaco a que tive durante a Ladainha de todos os Santos, entoada na liturgia do Sábado Santo. Enquanto se entoava o cântico, em espírito de Oração, senti um arrepio a cada nome Santo invocado e comecei a me lembrar das pessoas amadas que já partiram para junto de Deus. Quanto mais prosseguia a melodia, senti-me arrebatado. O céu estava aberto e pude “ver” essas pessoas queridas vivenciando ali, no kairós, a Comunhão dos Santos, como está em nossa Profissão de Fé, Símbolo dos Apóstolos, nosso “Creio”! Em detalhes, senti a presença de meu falecido pai, de meu irmão morto pelo alcoolismo, da “vó bisa” de minha amada, dos tios e primos cujas histórias e “causos” já viraram folclore na família, de amigos e compadres, companheiros de pescaria, de vizinhos e de casais muito santos em seus testemunhos conjugais. Vi-me às lágrimas, e essas gotas lavaram meu coração, coroando a fé na Ressurreição de Cristo e de todos nós Nele! Deus abençoe a todos. Que a Páscoa em nossas vidas aconteça diariamente.”
Para Joana, o ponto forte da Semana Santa foi a Cerimônia de Lava-Pés: “Quinta feira Santa! Lava pés! Com o coração transbordando de alegria e Fé, me entreguei a Deus para viver todos os momentos. Agora me sinto em um “estado de graça!”.”
Tony, encantado com o cuidado litúrgico, descreveu sua sensação: “A celebração da Semana Santa deste ano foi, com todos os títulos e pretextos, memorável! Todos e cada um dos atos celebrados provaram que a Sagrada Liturgia fala por si mesma, sem a necessidade de ser “melhorada” e assim expressa toda a riqueza do Rito e ilumina, nos que dela participam, o sentido do que se celebra. O cuidado com cada ponto no Santo Tríduo propiciou aos que dele participaram a oportunidade de uma melhor e maior Formação e também a possibilidade de ‘mergulhar’ nos Santos Mistérios. Resplandeceu o essencial: Cristo Ressuscitado! Tudo desapareceu para que Ele aparecesse e assim pudemos vivenciar, do Cenáculo à Cruz e da Cruz ao ‘Dia que o Senhor fez para nós’! Estão todos de parabéns: os que nela desempenharam quaisquer das diversas funções, quanto os que dela participaram na assembleia.”
A Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora agradece o apoio da comunidade e deseja que a alegria do Senhor Ressuscitado resplandeça em nossas vidas!
Créditos:
Texto: PASCOM | Fotos: PASCOM | Design Imagem Capa: Ricardo Campolim – PASCOM