Paróquia Sagrada Família comemora Jubileu de Ouro em uma noite especial

Uma noite de oração e festa para comemorar os 50 anos da Paróquia Sagrada Família, em São José dos Campos. No segundo dia da Novena de Nossa Senhora Auxiliadora, na noite de quarta-feira, 16 de maio, a comunidade paroquial esteve reunida para celebrar o tão esperado Jubileu de Ouro.

Com a igreja lotada, a missa solene foi presidida pelo bispo diocesano, Dom José Valmor Cesar Teixeira. Também concelebraram o arcebispo emérito Dom Antonio Carlos Altieri; o inspetor salesiano, Justo Ernesto Piccinini; o pároco Pe. Silvio César da Silva; os ex-párocos Ademar Pereira de Souza, Reinaldo Barbosa e André Torres, entre outros padres salesianos e diocesanos.

Em sua homilia, Dom César ressaltou a importância da presença salesiana no início do século passado, passando pelo legado deixado pelo Pe. Rodolfo Komorek até a instalação canônica da paróquia, em 1968, na época ainda pertencente à Diocese de Taubaté.

Ele lembrou do empenho e dedicação de inúmeros salesianos consagrados, das irmãs salesianas e de uma comunidade pujante e envolvente. “Agradeço a Deus as graças derramadas pelos 50 anos desta paróquia”, disse o bispo.

Um pouco antes da bênção final, o ex-pároco Reinaldo Barbosa leu uma linda mensagem enviada diretamente pelo Papa Francisco e a Câmara Municipal de São José dos Campos entregou uma placa comemorativa ao jubileu.
Após a celebração, os paroquianos foram presenteados com uma revista comemorativa elaborada pelos 50 anos de criação da paróquia e um grande bolo de aniversário foi servido à comunidade presente.

A revista

Capa da revista comemorativa

Elaborada pela PASCOM (Pastoral da Comunicação), a revista comemorativa ao Jubileu de Ouro da Sagrada Família foi entregue na última quarta-feira (16), data de aniversário canônico de 50 anos da Paróquia, após a missa celebrada pelo bispo diocesano, Dom Cesar.

A publicação, com 32 páginas, traz um breve histórico da presença salesiana em São José dos Campos, no início dos anos 1920; destaca a passagem do Pe. Rodolfo Komorek pela cidade; aborda os grupos e movimentos que atuam na igreja e traz uma “linha do tempo” com tópicos sobre os principais acontecimentos a partir de 1968.

A revista também cita momentos marcantes destes 50 anos, como o Oratório, que tinha como grande incentivador o Pe. Claudio Nardelli, mais conhecido por Pe. Tarzan, e a construção da nova igreja.

O conteúdo é concluído com os depoimentos de bispos, padres e ex-párocos.

Inês Bruno – PASCOM

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: