CAPELAS PAROQUIAIS

Núcleo São João Batista – Sede Administrativa


Em 24 de junho de 1909, os salesianos inauguravam o prédio na Rua José Paulino como Externato São João que tinha como proposta ajudar os jovens meninos moradores de rua da região central do município, ensinando-lhes um ofício e ofertando formação escolar. Na década de 1970, já consolidado como escola tradicional de Campinas, o Externato tornou-se escola particular, mas não deixou de atender os que mais necessitavam com bolsas de estudos. Na década de 90, incorpora-se também o ensino misto e passa a receber meninas. O local permaneceu como escola particular até 1993.

A partir de 1994 o Externato muda sua proposta para atender as crianças que perambulavam no centro da cidade expostas à violência ou desprotegidas em seus direitos pessoais e sociais. A princípio, o local acolhia 20 jovens como albergue noturno. Ao final desde mesmo ano já atendia cerca de 120 jovens no projeto socioeducativo além, dos 20 adolescentes do albergue.

Localização: Rua General Câmara, 177, Centro – Campinas
Contato: (19) 3733-1040 - [email protected]
Horário de Funcionamento: 7h45 às 17h

Serviços:
1 - Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos
Idade: 6 a 14 anos
Número de atendidos: 120 Educandos

2 - Serviço de Convivência Inclusivo e Intergeracional
Idade: A partir dos 15 anos
Número de atendidos: 300 Educandos

Após 10 anos de trabalho social, o local muda de nome e passa a ser chamado pelo nome de seu idealizador: Obra Social São João Bosco. Desde 2007 oferece cursos de qualificação profissional a adolescentes, jovens e adultos a fim de alavancar o protagonismo e permitir a inserção ou reinserção de seus atendidos no mercado de trabalho. Em 2016, a Obra Social São João Bosco iniciou o atendimento ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, e busca fortificar laços familiares e contribuir para o bom convívio interpessoal, utilizando meios como arte, o esporte e o lazer.

CEI Dom Bosquinho


A unidade nasceu do desejo da Obra Social São João Bosco em auxiliar as famílias que trabalham no comércio da região Central de Campinas e em outras áreas mais distantes e que precisavam sair muito cedo de casa, não tendo condições de deixar suas crianças nas creches dos bairros em que residem devido à dificuldade com o horário. Desta forma, são oriundos de bairros diversos de Campinas, sendo que muitos utilizam o transporte urbano para chegarem à escola.

O trabalho na Educação Infantil veio complementar a ação educativa que já se realizava com crianças, adolescentes e jovens a partir dos seis anos de idade, mostrando que educando para os valores desde a mais tenra idade colhem-se muitos bons frutos por toda a vida!

Localização: Rua José Paulino, 479, Centro - Campinas
Contato: (19) 3231-2644 - [email protected]
Horário de Funcionamento: 7h às 18h

Serviços:
1 - Educação Infantil
Idade: 3 a 5 anos e 11 meses
Número de atendidos: 99 Educandos

Núcleo Nossa Senhora Auxiliadora


Devido à demanda da Região do Parque Oziel, a pedido da Associação dos Moradores do bairro e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), iniciou-se o trabalho educativo com os jovens expostos a e situações de risco.
No primeiro semestre de 1999, uma educadora social realizava trabalhos através de visitas domiciliares com o objetivo de formar grupos de adolescentes e de pais. O trabalho não tinha uma sede e ocupava os espaços que a comunidade disponibilizava. A Obra Social São João Bosco instalou-se no Parque Oziel no mesmo ano, em espaço cedido pela Associação de moradores do bairro, iniciando os serviços com atividades socioeducativas.
Em 2008, houve uma mudança de localização da unidade de atendimento, permanecendo a Obra na mesma região, porém em bairro diferente: Vila Taubaté.

Localização: Rua Mauro Fialho Garcia, 75, Vila Taubaté - Campinas
Contato: (19) 3229-6574 - [email protected]
Horário de Funcionamento: 7h45 às 17h

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos:
Idade: 6 a 14 anos
Número de atendidos: 180 Educandos

CEI Pref. Francisco Amaral


No ano de 2014 a OSSJB venceu o processo de chamamento público promovido pela Prefeitura Municipal de Campinas, para cogestão do Centro de Educação Infantil do bairro. Entretanto, em 2015 esse processo foi cancelado devido a uma nova legislação que altera de Termo de convênio para Contrato de gestão. No mesmo ano a OSSJB precisou se qualificar como Organização Social para concorrer novamente e assim venceu o contrato para gerenciamento.
O “CEI Bem Querer Prefeito Francisco Amaral” localizado na Vila Taubaté, foi oficialmente inaugurado no dia 28 de abril de 2016.

Localização: Rua João Canaes, s/n, Vila Taubaté - Campinas
Contato: (19) 4141-1066 - [email protected]
Horário de Funcionamento: 7h às 18h

Educação Infantil
Idade: 0 a 5 anos e 11 meses
Número de atendidos: 370 Educandos

Núcleo Dom Bosco


O bairro Vida Nova nasceu na década de 1.990, como todo início, tinha suas dificuldades, sem asfalto, serviços públicos e devidas estruturas. O local era marcado por desemprego o que consequentemente trouxe à região violência e criminalidade.
Vendo esta demanda na cidade, os Salesianos iniciaram seus trabalhos no bairro em 1.996, no princípio realizavam as atividades com o Oratório em um terreno baldio. Em 1.998 foi adquirido o terreno onde hoje é a Unidade Dom Bosco. A primeira parte do terreno foi construída no final do mesmo ano, a partir daí as crianças e adolescentes puderam ter melhores condições no atendimento.
A partir de então, muitas conquistas foram alcançadas, assim como o Parque Dom Bosco e os serviços de convivências.

Localização: Rua Daniel de Godói Pereira, 42, Vida Nova - Campinas
Contato: (19) 3226-0620  -  (19) 3266-5025
[email protected]
Horário de Funcionamento: 7h45 às 17h

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos
Idade: 6 a 14 anos
Número de atendidos: 360 Educandos

Serviço de Convivência Inclusivo e Intergeracional
Idade: A partir dos 15 anos
Número de atendidos: 210 Educandos

 

CEI Prof. Darcy Ribeiro


O Centro de Educação Infantil Nave Mãe Professor Darcy Ribeiro foi inaugurado no dia 15 de março 2008, sendo que suas atividades foram iniciadas aos 28 dias do mês de março, do mesmo ano de inauguração. É um modelo de gestão com base na parceria entre poder público municipal e organizações da sociedade civil com notória experiência educacional.
O projeto municipal do Centro de Educação Infantil tem como principal objetivo de ampliar as vagas para a educação infantil, por meio de parcerias público-privadas. O bairro Vida Nova foi escolhido para a construção do Centro de Educação Infantil devido ao alto índice de vulnerabilidade e por apresentar maior demanda da educação infantil.

Localização: Rua Cezário José Gerbara, s/n, Vida Nova - Campinas
Contato:(19) 3267798
[email protected]
Horário de Funcionamento: 7h às 18h

Educação Infantil
Idade: 0 a 5 anos e 11 meses
Número de atendidos: 510 Educandos