ParticipAção discute a construção de políticas públicas para crianças e adolescentes

A VPN is an essential component of IT security, whether you’re just starting a business or are already up and running. Most business interactions and transactions happen online and VPN

Na sexta-feira, dia 11 de agosto, diversos membros de entidades sociais se reuniram na Obra Social São João Bosco, em Campinas-SP, para participarem do encontro ParticipAção.

O encontro, promovido pela Comissão de Prevenção e Defesa do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Campinas, teve o objetivo de socializar experiências dos atores do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente, conscientizando, mobilizando e fortalecendo a participação nos espaços democráticos de construção de políticas públicas.

Da esquerda para a direita: o Presidente do CMDCA Rodrigo Otávio Teixeira Neto, Pe. Glauco Landim, Eliane Jocelaine Pereira, Secretária da Assistência Social e Segurança Alimentar do Município e Diego Sampaio, da Obra Social São João Bosco

Cerca de 70 pessoas participaram do evento, que contou com a presença de representantes das entidades que trabalham com crianças e adolescentes, coordenadores dos Conselhos Tutelares, além da Secretária de Assistência Social e Segurança Alimentar, do Presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Campinas – CMDCA -, do vereador Gustavo Lemos Petta e Padre Glauco Félix Landim, presidente da Obra Social São João Bosco.

O evento iniciou-se com um café da manhã aos participantes, seguido das boas vindas do Padre Glauco.

Eliane Jocelaine Pereira, Secretária da Assistência Social do Município, agradeceu à Obra por receber o evento e parabenizou os presentes pela proposta do encontro, incentivando a participação e o engajamento em construir e fortalecer as políticas públicas.

Rodrigo Otávio Teixeira Neto, presidente do CMDCA, apresentou o Conselho aos participantes, explicando as competências do órgão, sua estrutura e seus membros. Rodrigo também orientou as organizações que trabalham com crianças e adolescentes a se registrarem no CMDCA e convidou os presentes a participarem ativamente das reuniões e discussões do conselho.

A palavra do vereador Gustavo Lemos Petta veio oferecer o apoio da Câmara Municipal às necessidades e projetos do CMDCA. Petta parabenizou a iniciativa e falou da importância de se preocupar e buscar melhorias ao atendimento de crianças e adolescentes.

Diego Sampaio, Coordenador da Comissão de Prevenção e Defesa dos Direitos e colaborador da Obra Social São João Bosco, apresentou os desafios da comissão e as ações desenvolvidas pelos membros no ano de 2016, além de expor o Plano de Ação para 2017.

Para fechar o encontro e oferecer aos presentes uma formação na área, Carlos Nambu, membro e representante da Rede Salesiana Brasil de Ação Social no Movimento Nacional de Entidades de Assistência Social, palestrou a respeito do compromisso de todos para a construção de políticas públicas na cidade de Campinas. Nambu explicou o que são as políticas públicas, refletiu sobre as decisões atuais que afetam o trabalho com crianças e adolescentes e exemplificou alguns dos instrumentos construídos para a efetivação da democracia participativa e controle social.

Mariana Ignácio – Comunicação OSSJB

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: