Partilha e estudos: tirocinantes encontram-se em São Paulo

Os sete tirocinantes da Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora estiveram presentes no Casa Inspetorial, em São Paulo, entre os dias 22 e 24 de setembro, para a realização do terceiro encontro do grupo no ano de 2016.

Tirocínio é o período da formação religiosa salesiana que sucede o pós-noviciado e antecede os estudos de Teologia, em que os jovens atuam mais intensamente nas casas salesianas, fazendo, de acordo com as Constituições Salesianas, um “confronto vital e intenso com a ação salesiana numa experiência educativo-pastoral”.

Tirocinantes e o Pe. Alexandre Oliveira

Por estarem em comunidades e muitas vezes cidades diferentes, são poucas as ocasiões no ano em que os tirocinantes conseguem se encontrar. Nessa oportunidade a coordenação ficou sob responsabilidade do Delegado Inspetorial para a Formação, Pe. Alexandre Luís de Oliveira.

Além da partilha das vivências, os tirocinantes tiveram, no primeiro dia, um momento formativo com o Delegado para a Pastoral Juvenil Salesiana, Pe. Roque Luiz Sibioni, que apresentou um estudo da Pastoral Juvenil Salesiana no âmbito nacional e o Quadro Referencial da Pastoral Juvenil Salesiana.

No segundo dia, o grupo foi ao Centro Social e Paróquia Santa Luzia, no Jardim Nordeste, zona leste da capital, onde encontrou-se com o Conselheiro Geral para a América Cone Sul, Pe. Natale Vitali Forti, para um momento de partilha. Lá estiveram também com o inspetor, Pe. Edson Donizetti Castilho, que presidiu a Eucaristia. Além do encontro com Pe. Natale e Pe. Edson, os tirocinantes tiveram um momento de convivência com a comunidade local.
No terceiro e último dia de encontro, os tirocinantes juntaram-se aos demais grupos da Família Salesiana e foram à Catedral da Sé em peregrinação pelo Ano Santo da Misericórdia.

O tirocinante Magno Fonzar Albuquerque destaca a importância do encontro e do trabalho desenvolvido. “Como sempre este é um momento bastante esperado por nós. É momento de nos encontrarmos, estarmos juntos como turma de formação que somos. Ponto alto é o momento da partilha (…) e neste encontro em especial, a partilha foi imensamente signifativa, pois se deu em mais de um momento. Ela aconteceu também junto ao visitador, o que foi muito rico. A presença do Padre Natale é animadora e testemunho forte para todos nós”, conta.

“Destaca-se também o dia no Jardim Nordeste, foi valioso estar ali com os SDB da comunidade local participar ainda que pouco do dia a dia deles e da obra. Na eucaristia com o padre inspetor, destaca-se o seu forte afeto para conosco: salesianos jovens. Bem como, sua grande gratidão pelo serviço que prestamos a inspetoria e as comunidades em que estamos. Mais de uma vez ele ressaltou a importância da nossa presença e a força da nossa atuação”, conclui Magno.

Texto e fotos: Anderson Bueno

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: