Família Salesiana se reúne para celebrar a ‘Páscoa com Maria’

No último sábado, 28, membros da Família Salesiana estiveram reunidos para um dia de Espiritualidade, que neste ano, teve como tema: “Páscoa da Família Salesiana com Maria”.

Realizado de forma presencial e on-line, todo o encontro foi transmitido pelos canais do Youtube e Facebook da Inspetoria, em parceria com a Comunidade Canção Nova, que também integra a Família Salesiana. Aqueles que não participaram presencialmente, puderam acompanharam em comunidade ou individualmente de forma remota.

Além da Comunidade Canção Nova, os membros da Associação de Maria Auxiliadora, Associação dos Salesianos Cooperadores, Congregação das Irmãs da Caridade, Ex-Alunos de Dom Bosco, Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora e Salesianos de Dom Bosco, também se fizeram presentes de forma presencial e virtual neste, que foi o primeiro encontro da Família Salesiana sob a animação do Padre Agnaldo Soares Lima, atual Delegado Inspetorial da Comissão.

Assista ao vídeo do Encontro

MOMENTO NOVO

Durante o momento de apresentação, Padre Agnaldo explanou sobre as propostas estabelecidas para os próximos anos, e quais serão as prioridades da Família Salesiana que estão sendo definidas.

Para que tais propostas se concretizem é preciso, segundo o Delegado, que os grupos se deixem inspirar pelo mesmo carisma e ideais que conduziram Dom Bosco no amor e no desejo de salvar a juventude, sem jamais esquecer que a Família Salesiana representa “um vasto movimento em favor da vida”. Outro aspecto realçado é a necessidade de a Comissão estar presente em todas as etapas da formação salesiana para garantir a renovação e a presença de jovens em cada um dos grupos que a compõem.

Pontuando algumas das principais características dos grupos que compõem a Família Salesiana, Padre Agnaldo realçou que cada um deles deve valorizar e potencializar suas riquezas individuais, mas é preciso que isto ocorra em consonância com o carisma Salesiano. Nesse sentido, o responsável indicou quatro ações específicas:

  1. Identificar os elementos do carisma Salesiano e da ação pastoral de Dom Bosco, que iluminem e potencializem a identidade específica de cada grupo;
  2. Qualificar e dar maior capilaridade à força do carisma;
  3. Aproximar, articular e integrar os grupos por meio de um conhecimento maior e mais profundo sobre si próprio, para crescerem na fraternidade e no apoio mútuo
  4. Desencadear ações de formação que levem as novas gerações à compreensão do significado desse vasto movimento em favor da juventude e da vida.

LEIA TAMBÉM

Colégio Salesiano Liceu Nossa Senhora Auxiliadora celebra sua Padroeira em Campinas

CAMINHAR JUNTOS

Padre Agnaldo animou os participantes a estarem atentos à grande missão de fortalecer a identidade carismática em seus grupos, do trabalho junto às famílias dos jovens e da sua presença nos pátios virtuais. 

Ele realçou, ainda, que tal processo acontecerá de forma progressiva ao longo dos próximos anos, mas é preciso que todos juntos deem o primeiro passo desse novo percurso.

ALIMENTADOS PELA ESPERANÇA

O encontro teve na sequência, a celebração da Eucaristia presidida pelo Padre Inspetor, Justo Ernesto Piccinini, e concelebrada pelos Padres Edson Donizetti Castilho, Bruno do Nascimento, Pároco do Santuário Sagrado Coração de Jesus, e Padre Agnaldo.

Em sua homilia, o Inspetor rememorou a Solenidade da Ascensão do Senhor, celebrada no último domingo, 29, e os 15 anos de criação do Documento de Aparecida, enfatizando que ambas as datas evidenciam o compromisso missionário da Igreja, por intermédio da ação do Espírito Santo:

“Que Deus continue derramando sobre a Família Salesiana, nos seus mais variados grupos, esta força do Espírito Santo que nos impulsiona e nos faz levar adiante essa missão tão bonita de sermos — na condição de cada um — sinais e portadores de seu amor a todas as pessoas”.

Acesse a galeria de fotos

POR INTERMÉDIO DA MÃE

Ao fim do encontro, aqueles que participaram de forma presencial, tiveram a oportunidade de apresentarem suas intenções à Nossa Senhora Auxiliadora, por meio da queima das cartinhas e receberam suas respostas, dentro da melhor tradição salesiana.

 Texto: Jenniffer Silva – Comunicação Social ISSP

Fotos: Pedro Barreto – Comunicação Social ISSP

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: