Páscoa Juvenil: jovens celebram a vitória da Vida sobre a morte

A VPN is an essential component of IT security, whether you’re just starting a business or are already up and running. Most business interactions and transactions happen online and VPN

Dezenas de jovens ligados à Articulação Juvenil Salesiana (AJS) vivenciaram a Semana Santa na já tradicional Páscoa Juvenil.

Reunindo participantes de diversas presenças das inspetorias Nossa Senhora Auxiliadora (Salesianos de Dom Bosco) e Santa Catarina de Sena (Filhas de Maria Auxiliadora) as atividades aconteceram no Colégio de Santa Inês e na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, ambos no bairro do Bom Retiro, na capital paulista.

Para quem não conhece, o salesiano Eraclides Reis Pimenta explica: “A Páscoa Juvenil é um projeto das Inspetorias Salesianas de São Paulo – FMA e SDB – tendo em vista uma vivência espiritual comunitária das festas pascais com jovens de diversas obras salesianas. O itinerário pedagógico-espiritual do evento é desenvolvido num clima de retiro, no qual se reflete sobre o sentido das grandes celebrações do Sagrado Tríduo. Quando se compreende as motivações centrais dos ritos, dos textos sagrados e dos gestos celebrativos, os jovens participam das celebrações com um olhar de fé mais atento”.

Durante todas as atividades os jovens foram acompanhados por padres, irmãs e seminaristas salesianos que, além do acompanhamento espiritual, também mantém um vínculo de amizade com eles. “As reflexões, desertos, dinâmicas e celebrações vivenciadas pelos jovens, foram acompanhados por assessores leigos, salesianas e salesianos durante o Tríduo Sagrado, partiram da essência da vida da Igreja, o Mistério Pascal, centro da fé cristã. Na perspectiva salesiana, buscou-se promover a ligação das celebrações com a vida cotidiana dos cristãos jovens. É muito especial para os salesianos e salesianas receber uma resposta tão positiva dos jovens”, explica Eraclides.

Além das celebrações litúrgicas tradicionais – Celebração da Santa Ceia, Adoração da Cruz, Via Sacra, Celebração da Vigília Pascal e Celebração Eucarística da Páscoa da Ressurreição – os jovens rezaram o Ofício das Trevas, a Lectio Divina, assistiram e refletiram sobre o filme “Karol Wojtyla – o homem que virou papa”, participaram de uma celebração penitencial, puderam se confessar individualmente e participaram também de uma atividade cultural chamada “Cristo vive”, na noite do Sábado Santo.

Foi um encontro rico, com momentos de reflexão, formação, oração pessoal e comunitária, penitência e amizade em comunhão com a Igreja na vivência litúrgica da Semana Santa. Os momentos de formação foram introduzidos no encontro de modo com que os jovens pudessem utilizar os conteúdos para participar mais intensamente dos momentos litúrgicos que os seguiram. Foram trabalhados os temas: “Páscoa: partilha e serviço”, “O jejum”, “O mistério da cruz e a liturgia da Adoração à Cruz”, “Projeto de vida” e “O fogo novo”.

Texto: Anderson Bueno – Fotos: Cláudio Cuca e Ellen Brito

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: