Pastoral Juvenil realiza congresso internacional em Madrid

Na segunda-feira, dia 26 de novembro, teve início o Congresso Internacional de Pastoral Juvenil e Família, em Madrid, Espanha. O evento, que se encerra no dia 01 de dezembro, reúne cerca de 300 participantes e conta com a representação de 80 países onde o carisma salesiano está presente, como o Brasil, representado pelas delegações de suas inspetorias, entre elas a Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora, de São Paulo.

Idealizado para provocar a partilha das experiências de vida educativa e evangelizadora no trabalho com as famílias e a juventude, o Congresso pretende ampliar o impacto das ações pastorais salesianas nos múltiplos contextos da realidade mundial.

O Dicastério para a Pastoral Juvenil dos Salesianos de Dom Bosco planejou a reflexão do Congresso como fruto de um itinerário percorrido em comum, para que fosse, de fato, um itinerário progressivo e propositivo. Assim, foi predisposta uma série de etapas preparatórias.

Primeiro, a realidade da família foi estudada nas diversas regiões com os delegados inspetoriais de pastoral juvenil do ponto de vista sociológico e educativo, com a ajuda de especialistas qualificados provenientes das diversas regiões geográficas em que a Congregação está organizada. Posteriormente, um grupo internacional de estudo refletiu sobre algumas linhas de leitura a respeito da família, com um foco estrutural e cultural.

Por fim, foi realizada uma consulta envolvendo todas as Inspetorias através de um questionário como instrumento de estudo com o qual os Conselhos Inspetoriais deveriam confrontar-se em relação à própria realidade.

Nesta semana de discussões, os congressistas se debruçam sobre diversas temáticas relacionadas ao tema “Pastoral Juvenil e Família” com o intuito aprofundar as orientações atuais da Igreja e da Congregação sobre a família, compartilhar os desafios e as oportunidades educativo-pastorais da família e construir experiências para a reflexão e ação no interior da Comunidade Educativo-Pastoral.

A abertura do Congresso contou com a participação do Reitor-Mor da Família Salesiana, Padre Ángel Fernández Artime e, em seguida, a Conferência Inaugural com S. Ex.Cia. Dom Bruno Forte, Arcebispo de Chieti-Vasto, na Itália.

No segundo dia, além da conferência ministrada pelo Padre Fábio Attard, os conferencistas puderam participar de minicursos e oficinas de boas-práticas com experiências de diversas partes do mundo, que contribuíram para a enriquecer a prática educativa e partilhar o conhecimento. Além disso, os grupos se reuniram por regiões, a fim de refletir sobre uma pergunta geradora que levasse os congressistas a produzir um documento final, por região, que sintetize as experiências e desafios enfrentados no trabalho com a pastoral juvenil e as famílias.

O Congresso está sendo transmitido via streaming no canal SYM FAMILY, no YouTube.
Para conferir os conteúdos tratados nas conferências dos dois primeiros dias, acesse:

Abertura
https://www.youtube.com/watch?v=H5O2NX43zkI&feature=youtu.be

Segundo Dia
https://www.youtube.com/watch?v=po-IKGGPuzA

Texto: Ana Lúcia da Silva Batista com informações da página Oficial do Congresso Internacional de Pastoral Juvenil e Família / Fotos: Padre Roque Luiz Sibioni

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: