Paulinas lança livro sobre Doutrina Social da Igreja com contribuição salesiana

Acaba de ser lançado pela Paulinas o livro organizado pelo P. Ronaldo Zacharias, SDB, e pela Profa. Rosana Manzini, sobre Doutrina Social da Igreja: continuidades e desafios.

A Doutrina Social Católica constitui, sem dúvida alguma, um rico patrimônio da Igreja. Patrimônio este resultante da corajosa palavra dos Papas sobre temas intimamente relacionados com a defesa e a promoção do humano em todas as suas dimensões. Perita em humanidade, a Igreja, por meio do seu Magistério, convicta de que a sua doutrina social constitui instrumento privilegiado de evangelização, vive na atitude de percorrer o caminho do humano e isso faz com que este seu rico patrimônio seja continuamente elaborado e atualizado. É na perspectiva de oferecer alguns elementos de reflexão, à luz deste rico patrimônio e dos novos e pungentes desafios, que os autores deste volume nos brindam com o aprofundamento de temas tão relevantes como a política, a economia, a família e a ecologia.

Artigos:

Introdução: Dom Pedro Luiz Stringhini

Bento XVI e Francisco: continuidade e desafios no recente magistério social (Dom Mario Toso – Pontifício Conselho Justiça e Paz – Vaticano)

Aspectos das raízes da Doutrina Social da Igreja (Ney de Souza – PUC – São Paulo)

Doutrina Social da Igreja e Teologia da Libertação: diferentes abordagens (Alexandre Andrade Martins -Marquette University – Milwaukee – USA)

Humanização dos processos políticos a partir da Doutrina Social da Igreja (Sergio Bernal Restrepo -Pontificia Universidad Javeriana – Bogotá)

O desafio do compromisso dos cristãos no mundo da política: do descrédito à esperança (Carlos Eduardo Ferré -Instituto Tomas Moro – Buenos Aires)

O desafio do compromisso dos cristãos no mundo da política: testemunho e santidade (Fernando Altemeyer Júnior -PUC – São Paulo)

A opção preferencial pela riqueza (Celso Luiz Tracco – UNISAL/PUC São Paulo)

Reciprocidade, fraternidade, justiça: uma revolução da concepção da economia (Antonio Aparecido Alves – Faculdade Católica de São José dos Campos)

O caminho para a mudança cultural em favor de outra economia a partir de uma leitura de Zygmunt Bauman (Víctor Manuel Chávez Huitrón -Universidad Pontificia de Mexico)

Família: globalização, perspectivas e valores à luz da Doutrina Social da Igreja (Ángel Galindo García – Universidade Pontifícia de Salamanca

Novas configurações familiares: desafios para a Doutrina Social da Igreja (Maria Inês de Castro Millen – PUC-MG)

Novas configurações familiares: muito mais do que “situações irregulares” (Ronaldo Zacharias – UNISAL – São Paulo)

A Ecologia no ensino social da Igreja: inscrição e alcances de um paradigma (Marcial Maçaneiro – Faculdade Dehoniana – Taubaté)

Reflexões bioéticas sobre a questão ecológica hoje: Em busca do respeito e do cuidado para com a casa comum da humanidade (Leo Pessini – São Camilo)

ISSP

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: