PdU do UNISAL Lorena fala sobre como foi participar da Semana Missionária

Funcionários, alunos e professores estão entre os voluntários

A Semana Missionária 2018, realizada entre os dias 14 e 22 de julho, foi um aprendizado e um presente para a equipe da Pastoral da Universidade do UNISAL.

Em Lorena, 20 alunos de diversos cursos da unidade participaram da ação, juntamente com o coordenador da pastoral e professor, Pe. Ilmário Pinheiro, as assistentes de pastoral, Jéssica Carvalho e Marcela Andrade e outros jovens vindos dos colégios e obras salesianos. O município de Piranguçu, sul de Minas Gerais, foi o escolhido para receber os grupos.

A Semana Missionária Salesiana acontece anualmente para propagar o carisma salesiano e anunciar a boa nova.
A PdU, sempre muito atuante, proporcionou as férias mais especiais para sua comunidade educativa. Durante nove dias os grupos levaram a carinho, esperança, brincadeira, educação, fé, ou seja, a essência do Sistema Preventivo de Dom Bosco.

“Foi uma experiência incrível em que podemos sentir o amor concreto de Deus por meio das pessoas que nos acolheram”, revelou Jéssica Carvalho.

A rotina da Semana Missionária vivenciada pelos voluntários incluía a oração inicial da manhã, um café e a visita e benção nas casas do bairro do Centro – Capela Nossa Senhora Aparecida. No período da tarde, após o almoço, organizaram atividades e, depois participaram do Oratório festivo, que conta com brincadeiras com as crianças e o “Boa Tarde salesiano”, com uma mensagem especial. Em seguida, participavam da celebração, bate-papo com a comunidade, de um jantar e da partilha.

“Os moradores preparavam uma grande festa espiritual ao nos ver chegar, foi emocionante conviver e conhecê-los um pouco mais”, afirmou Marcela Andrade.

Para o aluno Fabio Henrique dos Santos, do curso de Engenharia de Produção, a Semana Missionária Salesiana foi o momento de enxergar como a vida é bela, experiência que, segundo ele, o marcou para sempre.

O ex-aluno Ulysses Hasmann menciona que o retornou à rotina diária uma pessoa melhor. “A nossa terra de missão é aqui, tenho certeza que muitas sementes boas foram plantadas em Piranguçu e assim muitos frutos virão. Desde já, sempre existe uma saída para a nossa vida, jamais devemos perder as essências que Deus nos dá quando estamos caminhando com ele, que é o amor, a fé e esperança”, revela.

Para Gabriela Camilo a experiência de poder servir a Deus por meio do próximo foi o melhor projeto que ela já realizou minha vida. “Poder olhar para um rosto com um sorriso e escutar um agradecimento sincero só fez com que eu me sentisse mais na presença e no amor de Deus”.

A PdU realiza inúmeras atividades ao longo do ano. Dentre elas, campanhas sociais, que ajudam comunidades e instituições carentes da Região do Vale. O aprendizado proporcionado aos alunos e demais voluntários torna-se um diferencial na vida desses futuros profissionais.

Saiba como foi a Semana Missionária Salesiana em outras localidades. Clique aqui!

Lilian de Paula – Comunicação e Marketing – UNISAL

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: