PdU e Direito do UNISAL Americana promovem debate

A Pastoral da Universidade do UNISAL (Centro Universitário de São Paulo),Unidade Americana, em parceria com o curso de Direito, por meio do prof. Dorival Freitas, realizou em 16 de maio mais uma edição do Cinema em Debate, com a exibição do documentário nacional Sem Pena, que traz uma análise crítica sobre o Poder Judiciário e o Sistema Prisional Brasileiro. O filme foi disponibilizado por meio de uma parceria com a ONG Taturana Mobilização Social.

O público presente, 80 pessoas, assistiu a exibição do documentário de 1h28min e na sequência os debatedores fizeram uma primeira intervenção com o tempo de 15 minutos cada um. O primeiro a trazer sua contribuição foi o Prof. Dorival Freitas Junior, professor do curso de Direito do UNISAL, que trabalhando com estatísticas do Ministério da Justiça e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), trouxe os números do sistema prisional nacional além dos custos que envolvem este sistema. A segunda intervenção foi realizada pelo Dr. Douglas Schauerhuber Nunes ,Defensor Público do Estado de São Paulo, que relatou sua experiência com as visitas realizadas em presídios tanto no Estado de São Paulo, para vistorias, como em outros estados, para mutirões. Para fechar a rodada inicial, falou a professora do curso de Psicologia do UNISAL e Psicóloga do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Profª. Sylmara Verri  Maciel, que também relatou suas experiências como psicóloga, inclusive passando pelo tema da redução da maioridade penal.

Após esta primeira rodada o público pode participar direcionando perguntas aos debatedores enriquecendo este momento, permitindo aos membros da mesa explanarem sobre os temas perguntados, dentre eles direitos humanos, redução da maioridade penal, funções da pena, morosidade do Judiciário, inércia do Estado, etc.

Um destaque para esta edição foi o público que, além dos alunos dos diversos cursos dos campi da unidade, também contou com a participação de membros da comunidade externa, inclusive alunos de outras instituições de ensino superior da região, que frisaram a importância de momentos como este para toda a comunidade. Serão sempre bem vindos!

A equipe de organização do Cinema em Debate agradece a presença de todos e coloca-se a disposição para propostas de temas para a continuidade do projeto. Para contribuir escreva para [email protected]

Robert do Nascimento – Pastoral da Universidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.