Pe. Alcides celebra Jubileu de Ouro

A VPN is an essential component of IT security, whether you’re just starting a business or are already up and running. Most business interactions and transactions happen online and VPN

A Obra Social São João Bosco e a Paróquia Dom Bosco, de Campinas, festejaram na noite de 24 de abril o Jubileu de Ouro de Ordenação Presbiteral do Pe. Alcides Pinto da Silva, SDB. Uma única festa, a Eucaristia, prolongada com uma bela confraternização.

Cerca de 400 pessoas participaram da concelebração eucarística, da qual Pe. Alcides foi presidente. Os familiares, os membros da comunidade paroquial e da obra social, irmãos e padres salesianos e padres diocesanos se reuniram com o educador, amigo, confessor, consagrado.

Natural da cidade de Cruzeiro – SP, no Vale do Paraíba, Pe. Alcides é um homem extremamente apaixonado pela Palavra de Deus, um estudioso da Sagrada Escritura, com a fidelidade com que poucas pessoas o são. Ainda adolescentes ingressou no aspirantado salesiano, então em Lavrinhas. Vivenciou o noviciado salesiano em Pindamonhangaba, estudou Filosofia e Língua Portuguesa em Lorena e iniciou os estudos de Teologia em São Paulo – Pio XI – concluindo em Jerusalém, onde foi ordenado no dia 3 de abril de 1965.

Na homilia o Pe. Alcides lembrava que na sua ordenação, em Jerusalém, não foi possível a participação dos seus familiares, incluindo seus pais, por isso, nesse ano jubilar ele escolheu viver o Tríduo Pascal em Cruzeiro, celebrando a Paixão do Senhor na Igreja em que foi batizado. Nesse ano de 2015, 3 de abril foi Sexta-Feira Santa, por isso a comemoração oficial foi marcada para dia 24, quando se faz memória da Virgem Auxiliadora na Família Salesiana. Por isso, foi muito significativa a escolha do texto do Evangelho proclamado na celebração: João 19, 25-27.

Padre Alcides acolheu as palavras de Jesus no alto da cruz: “Mulher, eis aí o teu Filho.”, com a firme certeza de que essas palavras são dirigidas a ele. O ministro ordenado é “guardador” da Virgem Maria, para dela aprender a ser ministro com inteireza e verdade.

Muitos salesianos têm proximidade com o jubilar, pois o mesmo foi mestre de noviços e professor da área de Sagrada Escritura, além de pároco, diretor, confessor, encarregado de pastoral. Conhecido também por se empenhar no diálogo inter-religioso, ecumenismo e associação de biblistas, Pe. Alcides continua ainda hoje a pesquisar sobre esses assuntos e a participar de reuniões, assembleias, congressos e encontros.

Atualmente, vigário da Paróquia Dom Bosco e vice-diretor da comunidade religiosa, Pe. Alcides é animador da Pastoral da Saúde, do Ministros extraordinários da Comunhão Eucarística, da Pastoral Familiar e da Pastoral Litúrgica. Na Obra Social é disponível junto às Unidades Dom Bosco e Nave Mãe Darcy Ribeiro.

Dom Bosco e toda a Família Salesiana se alegram com o Jubileu desse irmão.

S. Eraclides Reis Pimenta

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: