Pe. Alcides celebra Jubileu de Ouro

A Obra Social São João Bosco e a Paróquia Dom Bosco, de Campinas, festejaram na noite de 24 de abril o Jubileu de Ouro de Ordenação Presbiteral do Pe. Alcides Pinto da Silva, SDB. Uma única festa, a Eucaristia, prolongada com uma bela confraternização.

Cerca de 400 pessoas participaram da concelebração eucarística, da qual Pe. Alcides foi presidente. Os familiares, os membros da comunidade paroquial e da obra social, irmãos e padres salesianos e padres diocesanos se reuniram com o educador, amigo, confessor, consagrado.

Natural da cidade de Cruzeiro – SP, no Vale do Paraíba, Pe. Alcides é um homem extremamente apaixonado pela Palavra de Deus, um estudioso da Sagrada Escritura, com a fidelidade com que poucas pessoas o são. Ainda adolescentes ingressou no aspirantado salesiano, então em Lavrinhas. Vivenciou o noviciado salesiano em Pindamonhangaba, estudou Filosofia e Língua Portuguesa em Lorena e iniciou os estudos de Teologia em São Paulo – Pio XI – concluindo em Jerusalém, onde foi ordenado no dia 3 de abril de 1965.

Na homilia o Pe. Alcides lembrava que na sua ordenação, em Jerusalém, não foi possível a participação dos seus familiares, incluindo seus pais, por isso, nesse ano jubilar ele escolheu viver o Tríduo Pascal em Cruzeiro, celebrando a Paixão do Senhor na Igreja em que foi batizado. Nesse ano de 2015, 3 de abril foi Sexta-Feira Santa, por isso a comemoração oficial foi marcada para dia 24, quando se faz memória da Virgem Auxiliadora na Família Salesiana. Por isso, foi muito significativa a escolha do texto do Evangelho proclamado na celebração: João 19, 25-27.

Padre Alcides acolheu as palavras de Jesus no alto da cruz: “Mulher, eis aí o teu Filho.”, com a firme certeza de que essas palavras são dirigidas a ele. O ministro ordenado é “guardador” da Virgem Maria, para dela aprender a ser ministro com inteireza e verdade.

Muitos salesianos têm proximidade com o jubilar, pois o mesmo foi mestre de noviços e professor da área de Sagrada Escritura, além de pároco, diretor, confessor, encarregado de pastoral. Conhecido também por se empenhar no diálogo inter-religioso, ecumenismo e associação de biblistas, Pe. Alcides continua ainda hoje a pesquisar sobre esses assuntos e a participar de reuniões, assembleias, congressos e encontros.

Atualmente, vigário da Paróquia Dom Bosco e vice-diretor da comunidade religiosa, Pe. Alcides é animador da Pastoral da Saúde, do Ministros extraordinários da Comunhão Eucarística, da Pastoral Familiar e da Pastoral Litúrgica. Na Obra Social é disponível junto às Unidades Dom Bosco e Nave Mãe Darcy Ribeiro.

Dom Bosco e toda a Família Salesiana se alegram com o Jubileu desse irmão.

S. Eraclides Reis Pimenta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.