Pe. Justo Ernesto Piccinini toma posse como novo inspetor de São Paulo

Ele foi escolhido para o serviço do inspetorado no sexênio 2018-2024

A manhã de 16 de dezembro foi histórica para a Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora, de São Paulo. Na celebração eucarística realizada às 10 horas no Santuário Sagrado Coração de Jesus, que é parte do complexo do Liceu Coração de Jesus, segunda casa salesiana mais antiga do Brasil, tomou posse como inspetor o Pe. Justo Ernesto Piccinini.

A celebração eucarística foi presidida pelo membro do Conselho Geral e visitador para a Região Cone Sul da Congregação Salesiana, Pe. Natale Vitali Forti, e concelebrada pelos bispos salesianos Dom Antonio Carlos Altieri, Dom Eduardo Pinheiro, Dom Hilário Moser, Dom José Valmor Cesar Teixeira, por Dom Eduardo Vieira, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e Dom Vartar Boghossian, bispo da Igreja Católica Armênia. Concelebraram também o Pe. Gildásio Mendes, presidente da CISBRASIL (Conferência das Inspetorias Salesianas do Brasil) e uma grande quantidade de sacerdotes salesianos, em especial da Inspetoria de São Paulo.

Também participaram da celebração e prestigiaram a posse do novo inspetor a presidente da CIB (Conferência das Inspetorias do Brasil), órgão das Filhas de Maria Auxiliadora, Ir. Ana Teresa Pinto, a inspetora da Inspetoria Santa Catarina de Sena das Filhas de Maria Auxiliadora, Ir. Helena Gesser e representantes dos diversos grupos da Família Salesiana atuantes em São Paulo, além de muitos familiares, colaboradores das casas salesianas e membros da comunidade em geral.

A liturgia escolhida para o dia foi a Missa de Nossa Senhora Auxiliadora. Após a proclamação do Evangelho foi lido o decreto de nomeação do novo inspetor pelo secretário inspetorial, Pe. Narciso Ferreira. Pe. Piccinini, que exercia a função de ecônomo Inspetorial, assume o serviço de Inspetor no sexênio 2018-2024, substituindo o Pe. Edson Donizetti Castilho, que com muito afinco e competência esteve à frente da condução da Inspetoria até este momento.

Pe. Adilson Morgado, em nome dos Salesianos, Ir. Helena Gesser em nome das Filhas de Maria Auxiliadora, sua sobrinha, Gabriela, representando a Família Piccinini, Sandra Souza, dos Salesianos Cooperadores, representando a Família Salesiana e o próprio Pe. Edson Castilho, proferiram palavras de carinho e boas vindas ao Pe. Piccinini.

Padre Piccinini expressou sua gratidão e demonstrou sua humildade ao dizer “Sou um simples sacerdote, um filho de Nossa Senhora Auxiliadora. E olhe só eu aqui, inspetor, só pode ser graça de Deus”. Pe. Piccinini também fez menção à sua família – grande família por sinal, sendo ele o décimo filho de 14 irmãos – que é extremamente religiosa e da qual alguns membros tornaram-se também religiosos consagrados.

Após a celebração eucarística foi oferecido um almoço de confraternização.

Texto: Anderson Bueno – Delegado para a Comunicação Social com informações de Pe. Roque Sibioni / Fotos: New Face Fotos, Fernando Gaia e Maria Inês Bruno

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: