Pe. Ladislau: um filho de Dom Bosco, um legítimo Salesiano!

No dia 1º de junho a Congregação Salesiana comemorou e rendeu graças aos 102 anos de vida do Pe. Ladislau Klinicki, que atualmente reside na Comunidade Salesiana Santa Teresinha, em São Paulo.

Padre Ladislau Klinicki, nasceu na Polônia em 1º de junho de 1914. Em 1939, em um período muito difícil da história da humanidade em que a Segunda Guerra Mundial fez da Alemanha de Hitler, junto com toda a Europa, um cenário que todos gostariam de esquecer, Padre Ladislau já era seminarista e estava prestes a partir para Roma para estudar Teologia.

Em 1941, a cidade de Roma foi ocupada pelo poderoso exército alemão. A casa Salesiana foi invadida no dia 4 de março de 1942, ocasião em que Padre Ladislau e sua comunidade foram levados para a “prisão” de Adolf Hitler.

“A maior ajuda espiritual para nós foi à confiança na Misericórdia de Deus e a oração”, afirma padre Ladislau em seu livro de memórias, “A um Passo da Morte” (p. 13). Todos que estavam na cela foram interrogados e, provando da misericórdia de Deus, os próprios alemães chegaram à conclusão de que as acusações feitas a respeito deles eram falsas.

Ordenado sacerdote no ano de 1943, o padre que segue fielmente o lema “Jesus, eu confio em vós” já tendo escapado da morte por diversas vezes nos campos de concentração durante a Segunda Guerra Mundial, vive junto à comunidade Salesiana de Santa Teresinha sempre acompanhado de sua já conhecida alegria, suas piadas, santinhos e balinhas para todos aqueles que o visitam e moram a seu lado.

Padre Ladislau, que completa hoje 102 anos, sendo 82(Primeira Profissão Religiosa em 1934) deles dedicados a vida Salesiana e 73 anos (Ordenação Sacerdotal em 1943) com Padre Salesiano.

A comunidade Salesiana de Santa Teresinha felicita ao padre por mais esse ano que se inicia.

Texto: Flávio Fiorine / Fotos: Viviane Moraes

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: