Pe. Lima assessora encontros sobre Catequese no Brasil e no exterior

Durante o mês de julho, o Pe. Luiz Alves de Lima, sdb, formador e professor de teologia no UNISAL (Centro Universitário Salesiano de São Paulo), Campus Pio XI, no Alto da Lapa (SP) assessorou diversos encontros, sempre em torno do tema da Iniciação à Vida Cristã ou cursos de formação de catequistas.

Inicialmente, de 5 a 10 de julho esteve em San José de Costa Rica, onde dirigiu um congresso nacional com o lema: “Catequistas, ministros da Misericórdia”, focado sobretudo nos processos de Iniciação à Vida Cristã a serviço da qual está sempre a catequese. Na capital costa-riquenha pronunciou três palestras para mais de 200 sacerdotes, religiosos/as e catequistas provindos de todas as dioceses do país. Às palestras seguiam-se sempre debates e seminários.

Logo a seguir, de 12 a 16 de julho, ministrou curso numa Escola Regional de Catequese promovida pelo Regional Norte 2 da CNBB em parceria com o UNISAL. O local do curso foi o imponente Cenóbio, grande centro de formação da Diocese de Castanhal, há 70 quilômetros de Belém. Dessa vez o tema foi: Eclesiologia e Catequese.

Por fim, de 22 a 25 de julho ministrou curso sobre Liturgia e Catequese na Diocese de Ji-Paraná (Rondônia), na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, fundada por antigos salesianos de Manaus, mas hoje dirigida por diocesanos. Aí também houve grande afluxo de catequistas, que apesar das longas distâncias e dificuldades de meio de comunicação, vieram atualizar-se, cientes da importância da formação permanente no ministério catequético.

Ainda em carta de 15 de julho de 2016, P–nº. 0508/16, assinada por Dom Sérgio da Rocha, arcebispo de Brasília e presidente da CNBB e por Dom Leonardo Ulrich Steiner, secretário da mesma instituição, a presidência da CNBB nomeou a comissão encarregada de preparar o Tema Central da 55ª Assembleia Geral da CNBB, constituída de 5 bispos e 5 sacerdotes, entre os quais o Pe. Luiz Alves de Lima. Essa Comissão terá o encargo de preparar o Instrumento de Trabalho sobre a Iniciação à Vida Cristã, que será o tema central e principal da Assembleia Geral da CNBB que se reunirá em Abril de 2017, após a Páscoa, na cidade de Aparecida.

ISSP

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: