Pe. Luiz Alves de Lima recebe título de Doutor Honoris Causa

A VPN is an essential component of IT security, whether you’re just starting a business or are already up and running. Most business interactions and transactions happen online and VPN

A Universidade Pontifícia Salesiana de Roma (UPS), com a colaboração do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL), realizaram na noite de quinta-feira, 30 de agosto, a cerimônia de outorga de título de Doutor Honoris Causa ao Pe. Luiz Alves de Lima, Salesiano de Dom Bosco e especialista em Catequese.

A solenidade aconteceu no Teatro Grande Otelo, no complexo do Liceu Coração de Jesus, em São Paulo, tendo como público religiosos, religiosas, familiares, amigos, alunos, colaboradores do UNISAL e admiradores do trabalho realizado pelo Pe. Lima. Compuseram a mesa de honra o reitor da UPS, Pe. Mauro Mantovani, o reitor do UNISAL, Pe. Eduadro Capucho, o decano da Faculdade de Ciências da Educação da UPS, Pe. Mario Oscar Llanos, diretor da Cátedra de Catequética da UPS, Pe. Antonino Romano, o secretário geral da UPS, Pe. Jaroslav Rochowiak, o vigário inspetorial da Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora, Pe. Roque Luiz Sibioni e o homenageado, o professor do UNISAL, campus Pio XI, Pe. Luiz Alves de Lima.

Foram registradas as presenças também do arcebispo emérito de Passo Fundo, Dom Antonio Carlos Altieri, o representante da Sociedade Brasileira de Catequistas, Pe. Humberto Robson de Carvalho, o vigário episcopal da Região Episcopal Lapa, Arquidiocese de São Paulo, Pe. Jorge Pioresan, que levou a saudação do cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, a reitora emérita da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Dra. Ana Cintra. O reitor da UPS, Pe. Mauro Mantovani, como presidente da sessão, abriu os trabalhos.

Após a execução do Hino Nacional Brasileiro, o arcebispo de Curitiba e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom José Antônio Peruzzo, por meio de seu representante, descreveu sua trajetória e enalteceu Pe. Lima evocando uma carta enviada pelo Pe. Padre Wolfgang Gruen, cumprimentando-o pelo acontecimento.

O inspetor da Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora, Pe. Justo Ernesto Piccinini, que não pode se fazer presente, em mensagem parabenizou o Pe. Lima afirmando que ele é um orgulho para a Inspetoria. “Termos entre os irmãos um irmão que recebeu o título de Doutor Honoris Causa é motivo de grande alegria para nós. Com toda certeza esse título é o reconhecimento público de toda a sua dedicação à Congregação Salesiana, à Igreja em geral, à Igreja da América Latina, aos catequistas de todos esses países que compõem a nossa América e de modo particular a nossa realidade da Igreja brasileira. Todos sabemos e reconhecemos o seu imenso trabalho em favor da catequese. O senhor fez e faz a história da catequese no Brasil ganhar um novo caminho, um novo sentido e um rumo diferente”, afirmou o inspetor.

Na sequência, o Pe. Antonino Romano proferiu uma homenagem em nome do Instituto de Catequética da UPS. Em italiano, ele ressaltou a contribuição acadêmica, humanística e pedagógica do Pe. Lima no contexto bíblico-catequético, sobretudo sua contribuição para a América Latina, onde foi membro e presidente da Sociedade de Catequistas Latino-Americanos (SCALA), fundador da Sociedade Brasileira de Catequistas Brasileiros (SBCAT), assessor da Conferência do Episcopado Latino Americano e do Caribe (CELAM), membro do Grupo de Reflexão Bíblico-catequético da CNBB, contribuindo para a elaboração de diversos documentos relacionados ao tema e redator da Revista de Catequese, publicação salesiana.

Na leitura do Laudacio, Pe. Mario Oscar Llanos afirmou sobre o Pe. Lima: “a sua identidade o constitui uma pessoa simples. É um formador de formadores, é um educador de educadores, é o catequista dos catequistas, é o animador de um estilo de ação de empenho original específico na Igreja. Por isso, a sólida formação do Pe. Luiz Alves de Lima permitiu que ele seja um pouco pastoralista e teólogo, um pouco educador e pedagogo, um pouco psicólogo e sociólogo, um pouco filósofo e um amplo conhecedor da cultura do seu povo, um pouco especialista do diálogo pessoal e do acompanhamento dos grupos”.

Após o recebimento oficial do título de Doutor Honoris Causa, o Pe. Lima ministrou uma aula magistral aos presentes. “Ao Deus vivo e Salvador, pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, minha eterna ação de graças pela vocação à vida e à fé cristã, à Igreja povo de Deus, ao batismo pelo qual podemos participar da Santa Eucaristia e ser membros do seu corpo místico, a Igreja. Como o salmista eu repito ‘Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao Vosso nome daí a glória’” disse. E antes de seguir com o conteúdo bíblico-catequético propriamente dito, falou sobre a família. “No meu lar, no coração dos meus pais, de meus irmãos foi onde eu primeiramente bebi das fontes do Evangelho e da Igreja de Cristo Jesus. Durante o meu magistério teológico-catequético pude falar com entusiasmo do valor da família e da comunidade cristã, sobretudo da educação da fé, na catequese, porque eu mesmo, desde dez anos pude fazer essa experiência familiar e comunitária maravilhosa”, afirmou.

A cerimônia foi finalizada com um coquetel.

Anderson Bueno – Delegado para a Comunicação Social 

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: