Pe. Osmar Padovan torna-se doutor com tese sobre Dom Bosco

Dando as “boas vindas” ao mês de setembro e a todos os desafios e oportunidades que ele traz consigo, não podemos nos esquecer daquilo que a Igreja nos levou a refletir nos últimos trinta dias: a beleza das vocações e a importância de responder ao chamado de Deus com nossas vidas!

Além disso, lembramos que, no dia 16 de agosto, comemoramos o aniversário de 201 anos de Dom Bosco. Esta data tão especial para toda a Congregação Salesiana, marcou, de forma particular, o ano de nosso querido Pe. Osmar Hércules Padovan. Isso porque, depois de quatro anos de estudos sobre a vida de Dom Bosco, o sacerdote salesiano, teve a alegria de apresentar sua tese de Doutorado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP, no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião. O título resume bem o que desenvolveu na tese: “Dom Bosco: a aventura de um líder religioso. Sua ação socioeducativa inovadora num contexto de revoluções”.

O que o motivou a desenvolver este tema foi o projeto da Congregação Salesiana, em preparação ao bicentenário do nascimento de Dom Bosco (1815-2015), quando Pe. Pascual Chávez (até então, o Reitor-Mor) convidou a todos a embarcarem nos estudos sobre João Bosco: tanto em sua realidade histórica, sua proposta educativa e sua espiritualidade.

Motivado por tudo isso, Pe. Osmar fez uma nova leitura de Dom Bosco, recorrendo as mais recentes pesquisas sobre ele no seu contexto familiar; nos estudos que fez; nos ofícios que aprendeu; em sua missão como padre educador; e nas relações com os líderes revolucionários. Quando a Itália se tornou uma nação unificada, João Bosco “assumiu”, também o papel de mediador entre a Igreja e o Estado.

Aproveitando-se de teorias pedagógicas que estavam sendo desenvolvidas por muitos estudiosos de sua época (alguns dos quais teve contato), Dom Bosco iniciou um projeto socioeducativo inovador, que visava levar a mensagem da Igreja para a juventude operária que estava nascendo em Turim (Itália), criando um novo modelo de Oratório.

Enfim, a tese apresentada por Pe. Osmar mostrou um Dom Bosco fascinado e fascinante, que deixa um legado, ainda hoje, reconhecido pela sociedade, de modo especial no campo da educação da juventude.

A todos que o apoiaram e partilharam dos seus estudos, ele agradece dizendo: “O sentimento é de dever cumprido pela meta alcançada! Fica a sensação de uma alegria profunda pelo reconhecimento positivo que recebi, ao lado da minha orientadora, das professoras e dos professores doutores que fizeram parte da Banca Examinadora.”
Assim, a Obra Social São João Bosco, juntamente com a Paróquia Dom Bosco (Residencial Vida Nova), parabeniza nosso amigo, Pe. Osmar Hércules Padovan, por mais esta conquista!

Texto: Gabriela Haeitmann e Pe. Osmar H. Padovan / Fotos: Equipe da Paróquia Dom Bosco

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: