Pe. William de Lima manda notícias de Angola

Saudações caríssimos irmãos.

Desejo a todos um ano feliz e abençoado, conforme a generosidade do Senhor, que nasceu “miúdo” em seu Natal, e vai crescendo em natureza e graça diante de Deus e dos homens, assim seja os nossos próprios corações neste ano de 2016.
O ano de 2016 chegou primeiro aqui em Angola, são 3h de diferença no fuso-horário. Chegou primeiro e já iniciou com a corda toda. Há muita vida, muitos movimentos e muitos grupos realizando as suas ações litúrgico-pastorais. Um movimente bonito de férias e bem marcante neste mês de janeiro. Iniciamos com a Escola de Animadores, aproximadamente 200 jovens de nossas casas salesianas (FMA e SDB), passaram uma semana em formação e aula mesmo! Além de muita animação e carisma salesiano que só a nossa juventude é capaz de transmitir com tanto amor!

PeWilliam_Angola2Seguindo a semana em Cabiri, região do Bengo, onde aconteceu a formação de professores. Simultaneamente, temos a Missão para os Voluntários, são 15 dias nas províncias realizando as atividades, (parecido com as nossas Ações Missionárias), a diferença é que neste caso temos pelo menos umas 20 nações reunidas em missão. Missionários do Brasil, Angola, Moçambique, Argentina, Paraguai, Uruguai, Itália, França, Eslovaquia, Alemanha… Se não fosse pouca atividade, ainda temos a Assembleia Paroquial em nossa comunidade, Assembleia do MJS, formação de catequistas, além das atividades cotidianas da paróquia e preparação para início das aulas.

Na quarta passada (13/01) fomos em passeio com os professores, para conhecer o projeto “Água para todos”, uma base de tratamento de água para a localidade de Cabiri. Conhecemos também o Rio Zenza, do qual é extraído a água para abastecer as comunas próximas. O rio não é muito acolhedor à visitantes. E o mesmo possui jacarés. Ouvi boas, ou tristes, histórias de pessoas que foram levadas pelos répteis.
Para a nossa surpresa, ao chegar encontramos vários meninos nadando e se divertindo. Perguntamos se haviam jacarés naquela localidade e todos confirmaram que sim, perguntamos se eles não tinham medo. Sim, temos! E cada um foi explicando como faziam para evitar ser surpreendido pelos animais. Uma coisa é certa, os jacarés não se aproximam aonde tem muita confusão e barulho, só se estiverem com muita fome mesmo!

Duas frases que muito me chamaram a atenção e no meu entendimento diz um pouco da crença local. Um puto (menino pequeno) disse: “O jacaré que pega é um jacaré mandado” e a outra frase foi do professor que falou em tom de brincadeira: “O jacaré que pega é um dos próprios meninos que se transformam e pegam quem é de fora”!

Crenças, superstições, magia, sabedoria popular e milenar… Não ouso dar um veredito, não deixa de ser interessante e fabuloso. A riqueza e a diversidade que envolve a família humana, particularmente neste negro continente, onde a palavra do Senhor é fecunda, inculturada e viva!

Do continente que já recebeu o próprio Jesus, desejo-vos um feliz ano, abençoado e fértil no Senhor.

Em Dom Bosco, Pe. William, SDB. 

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: