“Perdoar com alegria”: um Congresso Juvenil Shuar que reuniu mais de 500 jovens

A VPN is an essential component of IT security, whether you’re just starting a business or are already up and running. Most business interactions and transactions happen online and VPN

Nas vastas florestas da Província Oriental da República do Equador e da Província peruana de Loreto habitam várias tribos indígenas. Uma delas é a dos Shuar, um povo guerreiro por tradição. Passaram-se anos, e chegou a fé cristã. Os missionários instilaram o valor do perdão e agora os Shuar vivem num mundo em que todos formam uma só família.
Na última semana de maio os Shuar participaram de um encontro de fraternidade, reflexão e alegria, por ocasião do XVI Congresso Juvenil Shuar. Desta vez foi a comunidade de Tuutin-Entsa, situada na floresta amazônica, a acolher mais de 500 rapazes e moças vindos de diversas comunidades, que chegaram com os seus “Wea-Etserin” (Catequistas).

“A Família” foi o tema central do encontro: “A família como escola de vida”, como indicado pelo Reitor-Mor na Estreia para 2017. Em especial, porém, o congresso, aberto somente aos indígenas jovens, enfrentou diretamente a importância de “Warasar tsankurnairartai”, significado de “perdoar com alegria e boa vontade”. Como ponto de partida da reflexão, mediante a Palavra de Deus, foi examinada a parábola do Bom Samaritano.

O congresso ainda teve momentos de reflexão e aprofundamento por meio do teatro e de dinâmicas e representações úteis para favorecer a maior compreensão e interiorização dos assuntos. Na noite de sábado deu-se um momento de partilha e o encontro terminou com a Eucaristia dominical.

O congresso foi organizado pelo grupo “GEMS” com o apoio de diversos religiosos, religiosas e voluntários.

“É importante agradecer a Deus pela maravilha que foi este Congresso Juvenil Shuar”, concluiu o Pe. José Delporte, SDB, pároco de Taisha.

ANS – Tuutin-Entsa

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: