Pindamonhangaba abre Peregrinação pelos 200 anos

O primeiro grupo do Brasil a percorrer os lugares salesianos na Itália como parte da celebração dos 200 anos do nascimento de Dom Bosco foi formado por cooperadores, participantes da ADMA, membros da AJS, colaboradores e simpatizantes da Obra Salesiana de Pindamonhangaba. Duas integrantes da Paróquia Dom Bosco do Alto da Lapa também integraram o grupo com 25 participantes, animados espiritualmente pelo Pe. Agnaldo Soares de Lima.

Após passarem por Roma onde, entre os lugares históricos visitados, puderam celebrar nas Catacumbas, nas Grutas Vaticanas e no Sacro Cuore e visitar “lecamerette” de Dom Bosco, aproveitaram também para conhecer os lugares onde viveu São Francisco em Assis.

Ponto alto da peregrinação foi a celebração da Festa de Dom Bosco no último dia 31 de janeiro em Turim,com direito a Eucaristia e foto com o Reitor-Mor na Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora, precedida na véspera pela Missa celebrada na Capela Pinardi, berço do primeiro oratório. “Ver a alegria e o fervor da enorme multidão de jovens e tantas outras pessoas que durante todo o dia acorreram ao Santuário da mãe Auxiliadora e passaram diante das relíquias de Dom Bosco, fizeram perceber o imenso amor por esse nosso pai”, afirmou Marli Cezário, que lidera o Grupo.

Na visita aos lugares salesianos não faltou, naturalmente, a celebração no “Colle Don Bosco”, a passagem pela casa onde viveu Mamãe Margarida, Domingos Sávio, Pe. Cafasso e tantos outros lugares marcantes na vida do pequeno camponês dos Becchi.

A viagem continua: já na França o encontro com S. Francisco de Sales em Annecy também foi ponto alto, a passagem pelo Palácio dos Papas em Avignon e agora o grupo segue em direção a Lourdes. Com certeza uma vivência de intensa força espiritual na caminhada celebrativa dos 200 anos de nascimento do pai e mestre dos jovens.

Fotos:

    Visita a “lecamerette” di Dom Bosco
    Missa nas Catacumbas de São Calixto
    Missa na capela dos Irlandeses – Grutas Vaticanas
    Visita ao “Eremo do Cárcere” – Assis
    Celebração na Capela Pinardi
    Visita ao “Colle Don Bosco”
    Celebração do dia 31/01 na Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora – Turim
    Grupo com o Reitor-Mor: Pe. Angel Fernandez Artimé

Pe. Agnaldo Soares de Lima, SDB

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: