Pindamonhangaba abre Peregrinação pelos 200 anos

O primeiro grupo do Brasil a percorrer os lugares salesianos na Itália como parte da celebração dos 200 anos do nascimento de Dom Bosco foi formado por cooperadores, participantes da ADMA, membros da AJS, colaboradores e simpatizantes da Obra Salesiana de Pindamonhangaba. Duas integrantes da Paróquia Dom Bosco do Alto da Lapa também integraram o grupo com 25 participantes, animados espiritualmente pelo Pe. Agnaldo Soares de Lima.

Após passarem por Roma onde, entre os lugares históricos visitados, puderam celebrar nas Catacumbas, nas Grutas Vaticanas e no Sacro Cuore e visitar “lecamerette” de Dom Bosco, aproveitaram também para conhecer os lugares onde viveu São Francisco em Assis.

Ponto alto da peregrinação foi a celebração da Festa de Dom Bosco no último dia 31 de janeiro em Turim,com direito a Eucaristia e foto com o Reitor-Mor na Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora, precedida na véspera pela Missa celebrada na Capela Pinardi, berço do primeiro oratório. “Ver a alegria e o fervor da enorme multidão de jovens e tantas outras pessoas que durante todo o dia acorreram ao Santuário da mãe Auxiliadora e passaram diante das relíquias de Dom Bosco, fizeram perceber o imenso amor por esse nosso pai”, afirmou Marli Cezário, que lidera o Grupo.

Na visita aos lugares salesianos não faltou, naturalmente, a celebração no “Colle Don Bosco”, a passagem pela casa onde viveu Mamãe Margarida, Domingos Sávio, Pe. Cafasso e tantos outros lugares marcantes na vida do pequeno camponês dos Becchi.

A viagem continua: já na França o encontro com S. Francisco de Sales em Annecy também foi ponto alto, a passagem pelo Palácio dos Papas em Avignon e agora o grupo segue em direção a Lourdes. Com certeza uma vivência de intensa força espiritual na caminhada celebrativa dos 200 anos de nascimento do pai e mestre dos jovens.

Fotos:

    Visita a “lecamerette” di Dom Bosco
    Missa nas Catacumbas de São Calixto
    Missa na capela dos Irlandeses – Grutas Vaticanas
    Visita ao “Eremo do Cárcere” – Assis
    Celebração na Capela Pinardi
    Visita ao “Colle Don Bosco”
    Celebração do dia 31/01 na Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora – Turim
    Grupo com o Reitor-Mor: Pe. Angel Fernandez Artimé

Pe. Agnaldo Soares de Lima, SDB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.