PJS se reúne e reforça identidade pastoral

No dia 3 de fevereiro, quarta-feira, os assessores de Pastoral das inspetorias de Nossa Senhora Auxiliadora (Salesianos de Dom Bosco) e Santa Catarina de Sena (Filhas de Maria Auxiliadora) reuniram-se no Colégio Santa Inês, na capital, para três ricos momentos de formação e planejamento. Na primeira parte da manhã houve a reunião interinspetorial dos eferentes da Pastoral Juvenil Salesiana, organizada pelos delegados Irmã Claudia Regina e Padre Roque Luiz Sibioni, com o objetivo de alinhar propostas conjuntas.

No segundo momento da manhã, juntaram-se aos referentes os assessores de pastoral FMA, SDB e leigos para um momento de formação que focou no resgate da definição da identidade pastoral. “A Pastoral Juvenil Salesiana é um modo de educar e evangelizar, dentro e fora das nossas obras, das nossas estruturas”, disse P. Roque Luiz Sibioni. Alertou e recebeu contribuições sobre as inúmeras dificuldades de continuidade do processo devido: a dinâmica de troca de pessoal, tanto de assessor como de religiosos; o desafio de adaptar as ações de evangelização nas diversas realidades; as dificuldades locais deste trabalho, dificuldades de não carregar o peso da exclusividade, dificuldade da aceitação do jovem e dificuldade em relação ao acompanhamento.

Padre Roque respondeu que estas dificuldades e desafios existem, todavia, não isentam as comunidades educativo-pastorais do compromisso de apresentar este modo de educar e evangelizar. Irmã Claudia reafirmou a fala do P. Roque falando da grande necessidade de “empoderamento” por parte da Pastoral nos setores pedagógicos, administrativos, de planejamentos, sem medo de responder a estes desafios com um discurso pastoral conforme a orientação do Congresso Internacional de Pedagogia Salesiana que aconteceu em Roma, Itália, que justamente apontou para a necessidade de retomar a identidade, os conceitos desta identidade e alinhar o seu discurso ao carisma salesiano. Responder os desafios e os questionamentos utilizando o discurso pastoral sem receio.

No período da tarde, o assunto foi o encontro festivo da Articulação da Juventude Salesiana, o Festival da Juventude Salesiana – FEST 2016, iniciando com a apresentação de dois vídeos sobre a edição 2015 do evento produzidos pela Comunicação Social da Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora: o primeiro junto com jovens das presenças salesianas em um projeto educomunicativo desenvolvido para o FEST e o segundo uma prévia do vídeo produzido em conjunto com a Produtora Spina. Após, os assessores se reuniram em grupos e definiram três temas e três lemas que serão compartilhados com os jovens das presenças salesianas para uma votação de qual tema e qual lema serão escolhidos para o FEST 2016.

Terminada a votação, foi aberto espaço para novos assuntos. P. Tiago Eliomar explicou, convidou e motivou os assessores aos projetos ligados ao Serviço de Animação Vocacional, do qual ele é o novo animador inspetorial. Ir. Rodrigo Tarcha apresentou seu livro Salesiano Irmão. Ir. Claudia reforçou o projeto da Pastoral da Juventude Estudantil e o Pe. Roque finalizou, reafirmando os projetos da PJS.

Todos partiram após a oração final e o agradecimento a presença de todos.

Texto: Stela Maris / Fotos: Victor Del Porto

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: