Planejamento e Cultura Digital são temas do II ECOSPOLO SP

Entre os dias 3 a 5 de junho, comunicadores das Inspetorias Santa Catarina de Sena, das Filhas de Maria Auxiliadora e Nossa Senhora Auxiliadora, dos Salesianos de Dom Bosco, participaram do II Encontro de Comunicação Social do Polo São Paulo da Rede Salesiana Brasil, o ECOSPOLO. O evento foi realizado no Centro de Espiritualidade Flos Carmeli, em Mairiporã-SP, situado em meio à Serra da Cantareira e pertencente às Irmãs Carmelitas Missionárias de Santa Teresa do Menino Jesus.

A abertura foi realizada pelo delegado inspetorial para a Comunicação Social dos SDB, Anderson Bueno, que fez memória do encontro anterior e ressaltou a importância do evento. Na sequência foi realizada uma dinâmica para a integração do grupo, orientada pela assessora de comunicação das FMA Andréa Pereira.

A coordenadora de Comunicação das FMA, Ir. Maria de Lourdes Becker, conduziu a oração inicial, apresentando o vídeo do Papa Francisco com a mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, celebrado em 1º de junho, que teve como tema “’Somos membros uns dos outros’ (Ef 4, 25): das comunidades de redes sociais à comunidade humana”.

Assessorado por Guilherme Tell Barbosa, da Rede Salesiana Brasil de Comunicação, o ECOSPOLO teve dois eixos de estudos: Planejamento e Gestão de Marketing e Cultura Digital. Ele iniciou os trabalhos apresentando as etapas de maturidade de uma empresa e as diferenciações entre projetos e processos. No âmbito mais específico de planejamento, apresentou o Ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Act), utilizado para planejamento, controle e melhoria contínua de processos, juntamente com algumas ferramentas de apoio, como a Análise 360º, Análise SWOT, as “cinco forças de Porter”, o plano de ação 5W2H e planejamento de mídias.

Segundo Guilherme, essas metodologias e ferramentas de marketing, aliadas ao trabalho de comunicação, se potencializam ao serem trabalhadas com uma boa proposta de valor da organização, ou seja, os benefícios e diferenciais que o cliente ou o usuário terá ao utilizar seus produtos e serviços. No caso da educação salesiana, seja ela por meio das escolas, do ensino superior ou das obras sociais, esse conceito está atrelado não diretamente com a qualidade do ensino típico salesiano, mas ao ambiente positivo proporcionado aos alunos, educandos e demais usuários.

O assessor da RSB-Comunicação também falou sobre a importância do marketing de experiência, afirmando que hoje os consumidores e os públicos em geral não buscam apenas produtos e serviços, mas as experiências que esses podem proporcionar e que podem ser compartilhadas.

Na área de comunicação digital, Guilherme falou de diversas estatísticas sobre mídias e apontou ferramentas de análise que as equipes salesianas de comunicação e marketing podem utilizar para analisar cenários, seus concorrentes e planejar melhor suas ações e a produção de conteúdo. Também apresentou os conceitos de persona, uma representação fictícia do público real que permite um melhor foco das ações de comunicação e marketing nas mídias digitais.

Complementando os conteúdos os comunicadores participaram de oficinas de planejamento e montagem de personas. Os trabalhos foram finalizados com a apresentação de alguns cases positivos e negativos das unidades para troca de experiências e com o sorteio de uma camisa do Magnus Futsal, cortesia do Colégio Salesiano São José, de Sorocaba, do qual a equipe é parceira.

Texto: Anderson Bueno e Andréa Pereira – Fotos: Kaloã Habermann (Kalu) e Anderson Bueno

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