O ano letivo começou oficialmente no Colégio São Joaquim, em Lorena, no dia 25 de janeiro. Mas antes disso a equipe pedagógica já estava com todo o gás nos preparativos das aulas e atividades do ano e reuniram-se partilharem suas experiências e conhecer um pouco mais da proposta do Colégio para 2016. O encontro estende-se até a manhã de sábado.
As atividades começaram com uma Celebração Eucarística, presidida por Pe. Alexandre Luis de Oliveira, diretor do Colégio São Joaquim, e concelebrada por Pe. André Simões, gerente financeiro do UNISAL, e Pe. Pedro André, coordenador de Pastoral do colégio.
Durante a celebração, Pe. Alexandre destacou a importância de despertar nos jovens a vivência da fé e o espírito da misericórdia, salientando o aspecto formador do Colégio São Joaquim. “Iniciamos com uma renovada esperança, a partir de uma consciência muito grande dos compromissos que temos com a educação”, disse. Ele ainda falou sobre a importância de uma reflexão sobre os novos desafios. “Fazemos com muito carinho esse processo de parar e retomar nossos princípios e rever nosso projeto pedagógico, olhando a realidade tal como ela se apresenta”, completou.
Após a missa os docentes ouviram sobre as propostas e projetos para 2016 relacionados à Atualidade do Sistema Preventivo como Pilar da Educação Salesiana, com a vice-diretora Adriana Scaldaferri. Para ela, o objetivo desses dias de encontro é o de preparar-se para oferecer um ensino cada vez melhor. “Renovar novas forças, ver onde podemos melhorar, visando um ensino de melhor qualidade e mais resultados”, explica.
Os docentes também tiveram uma palestra com a psicóloga Ana Rita, cujo tema “Desfecho na perspectiva Existencial – Uma possibilidade de começar de novo”, demonstrou a importância de encararmos o encerramento de ciclos como uma possibilidade de novas portas abertas.
Foram apresentadas também as estratégias e ferramentas na utilização do material digital pela professora Vanessa, que explicou aos professores e importância da digitalização dos conteúdos pedagógicos e da utilização adequada da tecnologia aliada ao ensino.
Stephanie Mariga