Pós-graduação em Espaço Litúrgico, Arquitetura e Arte Sacra inicia segundo módulo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

No início do segundo semestre de 2018, o Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL recebeu os estudantes para a continuação do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Espaço Litúrgico, Arquitetura e Arte Sacra, que é desenvolvido por solicitação do Setor Espaço Litúrgico da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Quem somos – dinâmica do nosso curso

A turma é formada por 16 padres, 18 arquitetos, dois seminaristas, um artista sacro e uma restauradora de imagens sacras, advindos de todas as regiões do país. Durante as três primeiras semanas de julho, os discentes mergulham nos ensinamentos, trocas de conhecimento e partilha de forma intensiva, participativa e dedicada. A conclusão do curso se dará em 2019, com o terceiro módulo e entrega da monografia.

Bonito e fecundo testemunho

Entusiasmados e sedentos, todos os estudantes, além de adquirir saberes e partilhar as experiências profissionais e pastorais, estão estreitando os laços de amizade e o companheirismo que nasceu no primeiro módulo, em 2017, e que perdurará, com a graça de Deus, para além da conclusão do curso. Este calor solidário já se reflete na prática e nas realidades locais de cada estudante: alguns deles, precisando de ajuda na readequação do espaço litúrgico de sua região, encontraram apoio dentre os colegas de sala. Um bonito e frutuoso testemunho.

Os dias de estudo começam com o essencial: o encontro com a comunidade reunida para louvar o Senhor, em momentos de oração antes do início dos trabalhos. Na sequência, os estudantes seguem para as aulas e a troca de conhecimentos que elas proporcionam.

De posse desses saberes e de novas experiências transformadoras, todos voltam aos seus locais de origem, levando na bagagem o desafio de serem agentes promotores de espaços de celebração cristãs verdadeiramente mistagógicos, que possibilitem a resplandescência do Mistério Pascal de Cristo.

Ronei Costa Martins Silva – Arquiteto e Urbanista – Estudante da Pós-Graduação em Espaço Litúrgico, Arquitetura e Arte Sacra

Receba notificações sobre as mais recentes notícias da Inspetoria Salesiana de São Paulo. Inscreva-se!