UNISAL empossa seu novo Reitor, Padre Sérgio Augusto Baldin Júnior

A VPN is an essential component of IT security, whether you’re just starting a business or are already up and running. Most business interactions and transactions happen online and VPN

No dia 3 de junho de 2022 foi realizada a cerimônia de posse do novo Reitor do Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, Pe. Sérgio Augusto Baldin Júnior, SDB. A solenidade aconteceu no Salão Nobre Pe. Giacotto – Liceu Coração de Jesus, São Paulo (SP). O novo Reitor assume as atribuições e responsabilidades do cargo durante o triênio 2022-2024.

A Mesa Diretora foi composta pelo Pe. Justo Ernesto Piccinini (Chanceler do UNISAL e Inspetor da Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora); Pe. Eduardo Augusto Capucho Gonçalves (Reitor do UNISAL que estava em exercício no período 2018-2022); Prof.ª Dra. Eliana Rodrigues (Pró-reitora de Ensino, Pesquisa e Pós-graduação); Pe. Roque Luiz Sibioni (Pró-reitor de Extensão, Ação Comunitária e Pastoral); Pe. Cássio Rodrigo de Oliveira (Vice-presidente da Mantenedora do UNISAL); Pe. Marco Biaggi (Presidente da Mantenedora do UNISAL); Pe. Sérgio Augusto Baldin Júnior (Reitor nomeado do UNISAL). Também estava presente e compôs a mesa diretora, Dom Carlos Lema Garcia, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, Vigário Episcopal para a Educação e a Universidade.

O início da cerimônia foi conduzida pelo Pe. Justo Ernesto Piccinini; em seguida Pe. Roque Luiz Sibioni fez uma oração de abertura, e a leitura bíblica do Evangelho de São Marcos, sobre a parábola do semeador.

UNISAL: 25 anos de excelência acadêmica

Refletindo sobre a Palavra de Deus, o Pró-reitor destacou que o UNISAL que completa 25 anos de fundação em 2022, sempre procurou semear com excelência acadêmica, profissional, humana e salesiana, todas as suas ações e em todos os terrenos encontrados, a vida e a história dos estudantes universitários.

E ao final da reflexão, em nome de toda a Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora, desejou ao Padre Sérgio sabedoria, paciência, capacidade de escuta e diálogo, fé e esperança na nova missão confiada por Deus.

Dando sequência à cerimônia, a Prof.ª Dra. Eliana Rodrigues fez a leitura do Ato de Designação, documento que comunicou a nomeação do novo reitor em 27 de abril de 2022.

Um dos gestos centrais da solenidade foi a profissão de fé e o rito do juramento de fidelidade do magnífico reitor. Fidelidade à instituição em nome da qual Padre Sérgio assumirá o seu trabalho e fidelidade ao Espírito, que anima a instituição por meio da qual ele realizará toda a sua missão.

Das mãos do Pe. Eduardo Capucho, antigo reitor em exercício, foram entregues ao Padre Sérgio as vestes reitorais, grande insígnia do Reitor.

Dom Bosco se fez presente

Dom Bosco se fez presente na cerimônia por meio da sua palavra. O Pe. Ronaldo Pereira (Pró-reitor Administrativo), por meio de uma gravação em vídeo, fez a leitura de um texto escrito por São João Bosco em 1885 para todos os salesianos. A mensagem sintetiza o espírito com o qual os filhos de Dom Bosco devem assumir as suas funções.

Em seguida, o novo reitor, Pe. Sérgio fez seu discurso de posse. Iniciou sua fala agradecendo de forma especial a seu antecessor, Pe. Eduardo Capucho, por todo zelo e empenho na animação e condução da Comunidade Educativa do UNISAL.

Nas palavras do sacerdote, um horizonte desafiador exigirá de todos, da Comunidade Educativa do Centro Universitário Salesiano de São Paulo, uma postura crítica, inovadora e criativa, marcada pelo grande e tradicional patrimônio que recebemos como dom carismático de nosso santo fundador, São João Bosco.

“Enraizados no testemunho de sua firme esperança na providência divina e confiança em Maria Auxiliadora, queremos seguir colaborando na formação e educação de nossos jovens e adultos, protagonistas e transformadores de suas histórias e da comunidade em que vivem, ajudando-os no desenvolvimento criativo e responsável de novas tecnologias e empreendimentos sociais e acadêmicos, bem como na realização profissional em um mundo do trabalho que está em constante transformação”, discursou o novo reitor.

Íntegra do discurso de Posse do Padre Sérgio Augusto Baldin Júnior, SDB

A Solenidade de Posse do novo Reitor foi conduzida pelo Salesiano Bruno Richard Inácio. E contou com a participação de Diretores, Ecônomos, Professores e Técnicos-Administrativos, assim como amigos e familiares do Pe. Sérgio Augusto Baldin Júnior, aos quais foi oferecido um coquetel no encerramento do evento.

Biografia do novo reitor

Padre Sérgio Augusto Baldin Júnior possui Licenciatura em Filosofia pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, Bacharelado em Teologia pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, Pós-graduado em Counseling pelo IATES – Curitiba e Mestrado em Filosofia com ênfase em Ciências Históricas e Antropológicas pela Universidade Pontifícia Salesiana de Roma. Tem experiência na área de filosofia, formação humana e Teologia Pastoral, com ênfase em ética, políticas públicas, acompanhamento de Projeto de Vida, Acompanhamento espiritual e Espiritualidade. No UNISAL, já exerceu as funções de Coordenador da Missão Institucional, coordenador do curso de Filosofia e professor. Como religioso salesiano, já exerceu a função de Diretor e Coordenador de Pastoral em várias obras da Inspetoria Salesiana de São Paulo.

Texto: Renata Moraes
Fotos: Camila Ribeiro

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: