Premiações, cultura e expressão: Sarau Literomusical na Escola São José

No dia 31 de outubro, segunda-feira, os alunos do Ensino Fundamental II da Escola Salesiana São José, de Campinas, juntamente com a equipe pedagógica do setor, tiveram um dia muito diferente e recheado de surpresas.

Neste dia aconteceu o Sarau Literomusical, um evento cultural que reúne as pessoas para ouvirem, recitarem, lerem poesias e textos de alguns autores ou de sua própria autoria, momento para apreciar a dança, a música ou cantar canções já conhecidas. Momento este que, normalmente, ocorre no 3º trimestre.

Durante o mês de outubro, os ensaios foram organizados pelas professoras de Língua Portuguesa que, com os alunos, também criaram possibilidades diferentes de apresentação. O tema para o sarau deste ano foi a Escola Salesiana São José, sua história de construção há décadas, desconstrução e reconstrução após o tornado que a atingiu. Fotos, músicas, poesias e textos lidos pelos alunos fizeram com que o público refletisse sobre o que realmente aconteceu e, principalmente, “como” tudo foi sendo colocado de volta aos seus lugares. Conforme um dos trechos destacados menciona: “Não podemos atribuir ser vontade de Deus o ocorrido, mas no ocorrido podemos perceber qual é a vontade de Deus”. Professor Antônio de Jesus Santana.

Em meio às exibições, aconteceram também os momentos de premiações do Ensino Fundamental II. Foram três grandes premiações de olimpíadas realizadas ao longo deste ano: Olimpíada da Leitura, Olimpíada de Matemática e Ciências e Olimpíada de Astronomia e Astronáutica. Os alunos que participaram da Olimpíada Nacional em História do Brasil também receberam Menção Honrosa por seu desempenho.

Ao final, um momento de muita surpresa para todos. Inicialmente para os professores, quando alguns alunos prepararam uma linda homenagem a cada um deles. Em seguida para todos os espectadores, pois a apresentação final contou com a presença de pessoas bem conhecidas pelos alunos. Assistente de Coordenação, José Carlos Ambar dos Reis, prof. Álfero Neto, prof. Carlos Eduardo Cedran de Paiva, prof. Antônio de Jesus Santana e o coordenador Maico Diego Machado cantaram e tocaram a música Menino da Porteira, acompanhados pelo aluno João Guilherme Pereira Vianna de Oliveira que, brilhantemente entrou no palco tocando seu berrante. Foi um momento de muita alegria e emoção!

Texto: Equipe pedagógica do Ensino Fundamental II  – Fotos: Equipe de Comunicação e Marketing

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: