Primeira formação de colaboradores do ano da OSSJB de Campinas

Nos dias 2, 3 e 4 de fevereiro, aconteceu a primeira formação de colaboradores do ano no Núcleo São João Batista, Centro, da Obra Social São João Bosco, de Campinas. Nestes três dias de intensas atividades, todos puderam se conhecer melhor, além de escutar muitas palavras de motivação e de aprofundamento na vida Salesiana.

No primeiro dia, após o café da manhã, a coordenadora do Núcleo Dom Bosco, GrazielleFolleis Cano, e o coordenador do Núcleo São Domingo Sávio, Elias Félix, realizaram uma dinâmica.

As palavras iniciais foram do diretor, Padre Tetuo Koga, e consistiram na reflexão de que tudo que fazermos, fazemos a Deus. Após, ocorreu a palestra do Padre William de Lima, a qual abordou desde detalhes sobre a mamãe Margarida (mãe de Dom Bosco), com histórias sobre sua importância e seu exemplo na vida de Dom Bosco. Padre William citou o passeio do encerramento da Faislândia no Parque do Taquaral: “Este foi um grande exemplo de transformação. Passamos o dia com as crianças em um ambiente descontraído, mas só de estarmos ali ao lado deles, a educação já aconteceu, em um olhar ou uma palavra de incentivo”.

Na parte da tarde, houveram apresentações dos núcleos, cada um com foco em algum personagem importante na vida de Dom Bosco. A CEI Dombosquinho falou sobre São Francisco de Sales e a CEI Nave mãe sobre a mamãe Margarida. O Núcleo Domingo Sávio apresentou quem lhe dá nome. Já o núcleo Dom Bosco, no Vida Nova, trouxe um pouco mais sobre Madre Mazarello. O Núcleo Nossa Senhora Auxiliadora, Miguel Magone, o Núcleo Santa Rita, Miguel Rua e, por fim, o Núcleo São João Batista apresentou sobre os Superiores da Congregação Salesiana.

No segundo dia de formação, a palestra do dia foi ministrada pela coordenadora Ana Lúcia Batista e abordou o tema da Estreia do Reitor-Mor. Os pontos mais discutidos foram: O amor de Dom Bosco, o qual visava à salvação não apenas de sua alma, como a de todos os seus meninos; O Carisma transformador, o qual está presente em nosso dia a dia, em nosso trabalho como educador. Desenvolver o protagonismo dos jovens: oferecer oportunidade de crescimento e mudança; Além da apresentação do novo Reitor-Mor.

No último dia de atividades, o palestrante foi Fabio Salaverry, da empresa de consultoria em Campinas e professor de MBA. A atividade teve o intuito motivacional, com momentos de reflexão pessoal e profissional, coaching, compartilhamento de histórias em grupo: momentos de superação tanto pessoal quanto na Obra. A colaboradora Vanezia Ferreira, da CEI Nave Mãe, compartilhou um pouco da sua história de superação e desafios.

Agradecemos a participação e dedicação de todos os colaboradores da Obra Social São João Bosco (OSSJB). Que Nossa Senhora Auxiliadora abençoes e nos acompanhe no desenvolvimento de todo o trabalho deste ano de 2015.

Laís Franco

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: