Programa de tv debate dependência tecnológica com coordenador da ESSJ

No dia 28 de abril, sexta-feira, o programa Mais Saudável da TV século 21 debateu o tema dependência tecnológica. Para conversar sobre o assunto recebeu Thomaz Moraes, Especialista em Comunicação Digital, Erlaine Chaves, Psicóloga Especialista em Neuropsicologia, o Coordenador Pedagógico da Escola Salesiana São José de Campinas, Carlos Eduardo Paiva e alguns alunos do Ensino Médio da escola.

“Como educador acredito que nossa ação é de monitorar essa ação jovem, inclusive para compreender como esse universo surge, porque o resultado disso vai aparecer dentro do ambiente escolar. O olhar da escola é sempre o de como melhor utilizar essas tecnologias. A tecnologia é um meio, não é um fim. Quando ela é usada para potencializar as atividades, isso favorece o desenvolvimento coletivo, mas, quando substitui relações que se deveria ter com o amigo, o pai ou a mãe, o resultado é o isolamento. A família precisa estar atenta a esse comportamento e interagir com os filhos”, disse o coordenador do Ensino Médio.

O vício digital é um problema crescente e preocupante. As pessoas que ficam muito ansiosas ou angustiadas ao estarem longe dos celulares podem sofrer de nomofobia, um distúrbio que atrapalha a vida social, o desempenho no trabalho, provocando até acidentes graves.

“Hoje a tecnologia digital permite que o indivíduo crie um caminho de alternativas para ele ser aceito em algum tipo de comunidade, sociedade e de grupo. Se na família ou na escola ele tem conflitos, na internet pode encontrar alguém com quem consiga se vincular, se conectar de alguma forma, assim acaba se isolando. Aqui mora o perigo”, explicou o coordenador.

Países como China, Japão e Coreia do Sul já reconhecem a patologia como um problema de saúde pública. No Brasil, existem institutos voltados para a desintoxicação digital, necessária quando o uso é abusivo e dependente.

“O mais importante não é restringir o uso de tecnologias, e sim educar para o uso de tecnologias”, concluiu Carlos Eduardo Paiva.

Assista ao programa:

Comunicação e Marketing – ESSJ

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: