Programa “Universitário 5 Estrelas” do UNISAL contempla mais alunos

O Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, Unidade Lorena, certificou e homenageou, por meio do Programa Universitário 5 Estrelas, 26 alunos, de 6 cursos diferentes que se graduaram em 2019.

Esta iniciativa do UNISAL valoriza seus alunos com o destaque de ações relevantes para a formação integral, divididas em 5 “estrelas” representativas, como Rendimento Acadêmico (1ª), Formação Complementar (2ª), Teorias na Prática (3ª), Responsabilidade Social (4ª) e Atitude (5ª).

Com mais de uma década de realizações, o projeto já certificou mais de 400 alunos, que tiveram os registros das qualificações feitas por docentes e assistentes de coordenação.

Em tempos de distanciamento social, a cerimônia foi realizada no dia 24 de junho, virtualmente, e transmitida pelo YouTube da Extensão do UNISAL.

André Luiz Monteiro de Souza Netto, Psicólogo graduado em 2020 no UNISAL, Unidade Lorena, está entre os alunos contemplados e afirma ser uma grande satisfação encerrar um ciclo acadêmico com chave de ouro.

“Entrei na Graduação com a certeza de que no final conquistaria todos os frutos de meu esforço, pois a Psicologia é algo permeado de um profundo sentido em minha vida e, assim, quis desenvolver o melhor de mim ao longo dos cinco anos de formação e aproveitar as oportunidades que o curso no UNISAL ofereceu”.

O Programa tem a proposta de ressaltar o desempenho dos alunos UNISAL, ampliando as oportunidades de empregabilidade e aproximar as empresas da instituição. A exposição de tais habilidades e competências é fundamental para que o aluno seja localizado por empresas e, até mesmo, por parceiros em projetos de empreendedorismo. Divulgar o prêmio é uma estratégia de marketing pessoal.

“Nas redes sociais, em perfis como o LinkedIn, por exemplo, é muito importante destacar o Programa Universitário 5 Estrelas, afinal, a empresa que está em busca de um ótimo profissional, valorizará uma pessoa comprometida profissional e pessoalmente com suas responsabilidades, desde o período da faculdade”, explicou Pe. Sérgio Baldim Júnior, Coordenador da Missão Institucional, Unidade Lorena, e atual coordenadora do Programa Universitário 5 Estrelas.

Para André, agora Psicólogo, sua carreira na área não começa com a formação, mas teve início desde o primeiro dia de aula. “Minha carreira começou já no primeiro dia de aula a partir de todas as vivências e experiências que fui construindo em minha trajetória, e isso certamente possibilita, agora, novos horizontes após a Graduação”.

Enquanto aluno do UNISAL, participou de diversas ações educacionais para além da sala de aula. “Fui integrante do Observatório de Violências nas Escolas e, a partir dele, contribuí com a organização e apresentação de eventos, palestras e seminários.  Fui pesquisador bolsista pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), promovendo, a partir da pesquisa, novos dados e estudos que contribuíam para com o cenário nacional. Desta pesquisa, apresentei artigos em importantes eventos de caráter nacional como o EDUCERE – Congresso Nacional de Educação, na PUC de Curitiba. Fui Monitor voluntário na disciplina de Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem – Psicomotricidade para alunas do curso de Pedagogia. Foi uma experiência muito gratificante e satisfatória, pois me aproximou de um dos meus sonhos que é ser professor universitário”, contou.

Os cursos que contaram com alunos premiados em 2020 são Administração, Direito, Engenharia Civil, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Filosofia, e Psicologia, um orgulho para o UNISAL e para cada aluno.

“Trago comigo, com muito carinho, um pouco de cada um que esteve presente ao longo desses anos, e espero retribuir à instituição, através de meu trabalho, todas as possibilidades oferecidas ao meu desenvolvimento. Registro aqui o meu reconhecimento a todas as pessoas que fazem parte do curso de Psicologia do UNISAL”, concluiu André.

Confira os depoimentos de mais alguns alunos certificados:

Mayara C. Faria – Psicologia

“Ser reconhecida como uma Aluna 5 Estrelas é muito gratificante e dá ainda mais sentido aos cinco anos dedicados a formação acadêmica. Hoje sinto e acredito que explorei muitas das oportunidades que a graduação me proporcionou. Durante a graduação tive acesso aos estágios curriculares e aos não obrigatórios, ao programa de bolsas Bext-Sal, aos fóruns e mostras cientificas, além dos voluntariados em parceria com a instituição, que me propiciaram conhecimentos práticos que deram base para a minha atuação profissional. E através do meu estágio, tive a oportunidade de ser efetivada, enquanto psicóloga, em uma das instituições em que passei. ”

Gabriel Emboaba S. Batista – Engenharia Civil

“Uma honra ser agraciado como um dos universitários 5 estrelas, o que vai me fortificar como profissional e nas eventuais oportunidades do mercado de trabalho. Fui transformado como pessoa em 5 anos de graduação, o que me proporcionou diversos caminhos para prosseguir como engenheiro que me tornei. Atualmente sou autônomo, e exerço minha função com bastante maestria, ética e amor, exemplos tomados dos meus tutores, mestres e doutores, responsáveis pela minha formação acadêmica. Espero que ao longo das próximas décadas, baseado nas vivências proporcionadas pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo, eu possa impactar diretamente na vida de milhares de pessoas, de maneira positiva, ética e segura. Que os sonhos se concretizem, que as grandes pontes vençam enormes obstáculos e que eu seja protagonista das obras de artes de engenharia brasileira, para que meu país continue a desenvolver.”

Julia Sbruzzi A. C. Almeida – Direito

“Ganhar o prêmio de universitário 5 estrelas foi meu objetivo desde o primeiro ano da faculdade. Desde o início me esforcei para preencher todos os requisitos, pois tinha plena convicção de que este título me ajudaria muito em meu futuro profissional. Realizei cursos, trabalhos acadêmicos, estágios, cursos de idiomas, participei de diversas palestras e tudo isso, sem dúvidas, agregou muito ao meu conhecimento, contribuindo também para meu networking. Finalmente receber o certificado de aluno 5 estrelas fechou com chave de ouro esse importante ciclo da minha vida e fez com que todo esforço e dedicação durante os cinco anos da faculdade valesse a pena. Além disso, ver o orgulho no olhar dos meus pais e dos meus avós foi indescritível. ” 

Juliana Cristina Vieira – Psicologia

“Ser contemplada como Universitária 5 Estrelas é ter certeza de que os 5 anos de estudos e dedicação valeram a pena. Cada palestra, seminário, workshop, grupo de estudo contribuíram para a formação teórica e através dos estágios e voluntariados pude colocar em prática todo o conhecimento e me desenvolver enquanto profissional e ser humano. O acolhimento dos Salesianos faz toda a diferença no dia-a-dia corrido do aluno, afinal a universidade se transforma em nossa segunda casa, e posso falar com propriedade como colaboradora e agora ex-aluna. ”

Por Comunicação e Marketing UNISAL

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: