Programação especial com as relíquias de Dom Bosco em São Carlos

Entre os dias 6 e 13 de setembro, a comunidade de São Carlos recebeu as relíquias de Dom Bosco. As diversas atividades que fizeram parte de uma programação chamada “Uma semana com Dom Bosco” foram encerradas com missa solene e uma moção de congratulação.

A urna, uma réplica da original que está em Turim, na Itália, contém fragmentos do cérebro e ossos de Dom Bosco. Ela chegou a São Carlos no dia 6 e foi acolhida com uma carreata que seguiu do Ginásio Municipal Milton Olaio Filho até a quadra dos Salesianos, onde o inspetor, Pe. Edson Donizetti Castilho, presidiu missa solene.

No dia 8 a urna visitou o Espaço Dom Luciano Mendes de Almeida, obra social dos Salesianos São Carlos, e a Fundação Casa, foram realizadas dinâmicas e momentos de oração com os jovens internos. Na quarta-feira, 9, as relíquias foram levadas ao Lar Juvenil São Domingos Sávio, em Araraquara, obra também tutelada pelos Salesianos São Carlos, onde ficou exposta às crianças e à comunidade em geral.

Completando os eventos, houve mesa redonda com o tema ”O Sistema Preventivo como resposta para a educação atual” e o “Teen Festival Mariano”, evento que reúne os grupos de música da cidade para um festival que este ano teve como tema “Dom Bosco”.

No dia 13 a comunidade de São Carlos despediu-se das relíquias de Dom Bosco com missa solene presidida por Dom Antônio Carlos Altieri, SDB, arcebispo emérito de Passo Fundo-RS, com a participação de todos os ministros da Eucaristia da comunidade, os formados salesianos, seminaristas diocesanos, Salesianos Cooperadores e ex-alunos do antigo Educandário Salesiano de São Carlos, que se confraternizaram durante todo o dia.

Ao término da Santa missa, o vereador Lineu Navarro, solenemente entregou aos Salesianos uma Moção de Congratulação, na qual manifesta congratulação com os Salesianos pela celebração do Bicentenário de Dom Bosco. O vereador em sua fala manifestou a gratidão à Congregação Salesiana, “enaltecendo o relevante trabalho social desenvolvido em absoluta fidelidade aos seus ensinamentos”. Relatou a necessidade de se ter cada vez mais instituições capacitadas com a educação como os Salesianos de Dom Bosco.

Salesianos em São Carlos

Os Salesianos estão presentes na cidade desde 1977. Nestes 38 anos, são reconhecidos pelo trabalho que prestam à cidade e à comunidade. As atividades desenvolvidas são o Programa Vida Melhor (Provim), de atendimento de crianças no contra turno escolar, o CPDB com cursos profissionalizantes, as Medidas Socioeducativas, além da prestação de serviços à comunidade religiosa na Capela Nossa Senhora Auxiliadora.

Diogo Daniel

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: