Projeto Orgânico Inspetorial (POI) é pauta no segundo dia do Capítulo Inspetorial

Na manhã desta terça-feira, 8, os capitulares, os leigos e os jovens, que participam da 31º Capítulo Inspetorial, estiveram reunidos para a Eucaristia presidida por Dom Hilário Moser, Bispo Emérito de Tubarão (SC), que marcou o início do segundo dia do encontro. 

Na mesma celebração, o Padre Cássio Rodrigo de Oliveira tomou posse como Vice-Inspetor. Em 2022, ele também assumiu o serviço de Delegado Inspetorial da Pastoral Juvenil Salesiana.

Na abertura da sessão dos trabalhos capitulares, foi realizada uma homenagem às mulheres presentes, no contexto do dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher. 

LEIA TAMBÉM

31° Capítulo Inspetorial reflete sobre a Missão Salesiana com audácia, profecia e fidelidade 

INÍCIO DOS TRABALHOS 

O Regulador do Capítulo, Padre Paulo Profilo, falou aos presentes e explicou a dinâmica do dia, tendo em vista a principal atividade: a reflexão sobre o Projeto Orgânico Inspetorial (POI) e deliberações para a atualização do documento, que deverá ocorrer em 2023. 

Em agosto de 2021, a pedido do Padre Inspetor, Justo Ernesto Piccinini, as comissões inspetoriais, em conjunto com a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento (SPD), passaram a refletir sobre aspectos específicos do documento, a fim de qualificar e dar efetividade às atividades a serem desenvolvidas.

ACESSE A GALERIA DE FOTOS

Os apontamentos foram apresentados pela responsável da SPD, Júlia de Paolis Amirm. Os delegados e animadores das comissões inspetoriais também puderam expor suas contribuições. 

Divididos em dez grupos de trabalho, os participantes elaboraram propostas para a nova versão do POI. As sugestões passaram pela aprovação prévia dos capitulares, no início da tarde. 

MANTER-SE ATUAL 

Segundo o Secretário Inspetorial, Padre Agnaldo Soares de Lima, o POI é o documento que reúne e dá as diretrizes, objetivos e indicadores para a ação salesiana, na missão e trabalho com a juventude nas escolas, obras sociais, universidades, paróquias e formação, deve ser, conforme explicou o Sacerdote, renovado para melhor responder às necessidades da juventude no contexto atual. 

O nosso POI, construído em 2010, foi revisto em 2017, e deverá ser novamente revisto em 2023. Nessa manhã, queremos perceber o quanto estamos conseguindo fazer com que esse POI, converse com os objetivos que o Reitor-Mor, Padre Ángel Fernández Artime, nos propôs para o sexênio, iniciado com o último Capítulo Geral da Congregação. E, com o tempo que ainda temos de vigência deste POI, fazer com que ele se concretize e se materialize nos nossos planos de ação e projetos dos segmentos da Inspetoria”, salientou o Secretário. 

ASSISTA A ÍNTEGRA DO VÍDEO

NOVOS DIRECIONAMENTOS

O segundo momento do Capítulo deu início ao processo de aprovação do texto capitular, previamente refletido nas comunidades, ao longo do ano de 2021. 

Texto: Jenniffer Silva – Comunicação Social ISSP

Fotos: Pedro Melim – Comunicação Social ISSP

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: