Psicóloga da Educação discute a Família com profissionais da OSSJB

Encontro de formação marca o início de uma parceria com o Unisal que busca aprimorar a qualificação do trabalho desenvolvido na ação social

Colaboradoras da Obra Social São João Bosco (OSSJB), de Campinas, se reuniram no dia 23 de agosto para uma formação especial no âmbito do serviço social. O encontro foi realizado no Núcleo São João Batista e reuniu profissionais da assistência social das unidades e também representantes da equipe de gestão da educação infantil. Esse foi o primeiro de uma série de encontros, que buscam assessorar a equipe de atendimento social da obra.

Essa foi a ação inaugural da recente parceria entre a OSSJB e o curso de Psicologia da Unisal, que oferece apoio à Obra Social nos mais variados aspectos, desde a capacitação da equipe de colaboradores, apoio ao atendimento dos beneficiários da ação social e qualificação da gestão organizacional.

A Prof.ª Dr.ª Elisabete Aparecida Monteiro, psicóloga especializada na área da Educação com ênfase em Psicanálise, conversou com as profissionais dos núcleos sobre o tema “A família na constituição do sujeito”, explicando o que é família em diferentes conceitos e as mais diversas composições que, hoje, estruturam as casas.

Elisabete também evidenciou os papéis representados pelos integrantes da família e suas responsabilidades, salientando que a função não se refere ao gênero do familiar e nem é uma atividade exclusiva, mas são papéis necessários de serem realizados para a formação integral do sujeito.

Ainda na discussão com as profissionais sociais, a professora colocou a depressão como um dos mais crescentes problemas na sociedade e na família brasileira e orientou as colaboradoras na condução de situações que possam ocorrer com os atendidos.

Foi um encontro de muitos ensinamentos e crescimento para as participantes, que puderam ouvir e contribuir umas com as outras nos trabalhos desenvolvidos pela obra, para que o atendimento aos beneficiários seja cada vez melhor, levando em conta o desenvolvimento intelectual, ético humano e profissional dos educandos.

Mariana Ignácio – Comunicação Social – Obra Social São João Bosco

 

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: