Rádio Dom ingressa na Rede Salesiana Brasil de Ação Social

A Rádio Dom é um veículo de comunicação Salesiano, social e Juvenil! Nasceu em 2017 na cidade de Curitiba com a intenção de ser ponte entre aqueles que não tem voz e a sociedade que muitas vezes marginaliza e exclui. Neste intuito de promover a liberdade, a dignidade, o protagonismo, o encontro consigo mesmo e com seus respectivos dons, a emissora proporcionou vitalidade a muitos adolescentes e jovens que em estado de vulnerabilidade, prestando medidas socioeducativas, puderam enxergar alternativas que perpassassem essa realidade causadora de morte.

Atualmente em dois estados, possui seis estúdios, destes, três inseridos em unidades de internação para jovens em conflito com a lei. Com mais de 45 voluntários, entre locutores, jornalistas, técnicos, designs, possui uma programação vasta de formação, educação, salesianidade, social e musical. Sendo a Inspetoria Salesiana de São Paulo, sua mantenedora,  é braço de contato juvenil por meio da transformação social, possibilitando que as mais variadas frentes carismáticas da família fundada por São João Bosco, tenham acesso a informações de nossas obras sociais, bem como de assuntos relevantes para a juventude marginalizada.

A Rádio não para de crescer, com mais de 1.000.000 de acessos em sua plataforma, está veiculada à Rede Salesiana Brasil por meio da comunicação e da ação social. Reconhecida por sua programação e projetos sociais, acredita e põe em prática os princípios fundamentais da articulação social em rede. Em parceria com a Rádio Vaticano, transmite a voz do Papa a diversos ouvintes, como também mesas redondas, reflexões acerca do protagonismo, do olhar para os mais pobres, para o crescimento, evangelização e dignidade – com o melhor: Com os jovens e para os jovens!

A Emissora mantém uma extensão Universitária de Vulnerabilidades Juvenis, em parceria com o Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL), afim de formar jovens para o trabalho e acompanhamento dos jovens em regime de cárcere. Sua programação, com diretivas sociais possibilita diariamente que seu público ouvinte se conscientize da necessidade da coletividade, do sentido de comunidade e do olhar voltado para os que mais precisam. Os debates, simpósios, parcerias com órgãos públicos juvenis, intensificam a profundidade dos assuntos discutidos e colocam em pauta todos aqueles que devem ser evidenciados com a finalidade de terem voz, vez e lugar. O Envolvimento de diversos jovens em Curitiba e no Estado de São Paulo proporciona um relevante engajamento do público alvo e destinatário.

O Projeto de maior sucesso da Rádio Dom sem sombra de dúvida continua sendo o mesmo que a fez nascer, a Educomunicação aos jovens em regime de cárcere, internos em instituições socioeducativas. Os meninos internos não podem aparecer por meio de câmeras, vídeos e apresentações públicas. Se aparecessem seriam olhados de formas diferentes por conta dos estigmas que carregam. A Rádio proporciona a devolutiva da dignidade a partir da voz, da música, da leitura, da locução, da técnica. Aqui não se sabe quem está do outro lado, o que importa realmente é que é um ser humano. Desse projeto nasceram outros voltados a esse público, que procura mostrar aos meninos e a sociedade que o ato infracional não os resumem ou os limita, pois a humanidade os transcende!

Para contribuir com as ações do Rádio Dom ou com as demais obras sociais salesianas pelo Brasil sem sair de casa, acesse o Site da União pela Vida (UPV) ou baixe o aplicativo da UPV disponível para Android e iOS.

Por Ronnaldh Oliveira, sdb e Equipe de Comunicação Rádio Dom

Fonte: Rádio Dom

Esta Campanha é uma iniciativa da Inspetoria Salesiana de São Paulo por meio da Rádio Dom em parceria com a Rede Salesiana Brasil de Ação Social e AHAL Designer.

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: