Reitor-Mor anuncia novo inspetor para os Salesianos na Amazônia

O inspetor da Inspetoria São Domingos Sávio, de Manaus, Pe Francisco Alves de Lima, da comunicou hoje em 13 de dezembro que o Reitor-Mor, Pe. Ángel Fernández Artime e o seu Conselho, após ampla consulta realizada na Inspetoria pelo Regional, padre Natale Vitali, nomeou o padre Jefferson Luis da Silva Santos, como novo Inspetor da Inspetoria São Domingos Sávio (Manaus), para o sexênio de 2018 a 2024.

Padre Jefferson Luis nasceu no dia 6 de novembro de 1969, em Belém (PA). A primeira obra salesiana que padre Jefferson frequentou foi a Escola Salesiana do Trabalho (EST), no bairro da Pedreira, em Belém. Em 1991, fez o pré-noviciado em Manaus; no ano seguinte seguiu para o noviciado em Candeias do Jamari (RO) e em 31 de janeiro de 1993, fez a sua primeira profissão religiosa.

A sua profissão perpétua aconteceu em 1999, na Paróquia Santa Terezinha em Manaus. Em seguida cursou a filosofia no Centro de Estudos do Comportamento Humano no Cenesch em Manaus e, durante dois anos (1995-96), foi assistente no Noviciando em Candeias e, no segundo ano assistente Centro Vocacional Salesiano “João Paulo II” em Manaus. Seus estudos teológicos foram realizados no Centro de Estudos da Arquidiocese de Belém, Pio X, no período de 1997 a 2000.

A sua ordenação diaconal, aconteceu em Belém (10 de junho de 2000) pela imposição das mãos de Dom Vicente Joaquim Zico, arcebispo de Belém naquela época. E, no dia 08 de dezembro de 2000, foi ordenado presbítero por Dom Franco Dalla Valle, sdb, já falecido, e então bispo de Juína (MT).

Ao longo desses anos, o padre Jefferson desempenhou diversas funções na Inspetoria como vice-diretor e ecônomo no pós-noviciado; três anos como encarregado do pré-noviciado; ecônomo no Colégio Dom Bosco na zona leste e centro de Manaus; encarregado do oratório de Santa Isabel do Rio Negro; diretor da comunidade salesiana de Porto Velho e do Colégio Dom Bosco, também em Porto Velho. Além disso, esteve durante dois anos colaborando na formação dos estudantes de teologia no Gerini em Roma e também no Centro de Estudos da Lapa/SP, por um ano. Desde 2013 é ecônomo inspetorial.

“O Pe. Jefferson é uma pessoa de grandes capacidades humanas, dedicação à missão e proximidade para com as pessoas. Sua dedicação ao trabalho é exemplar e, diante dos desafios, sobretudo os enfrentados nesses últimos anos buscou sempre uma solução procurando envolver os irmãos. Ele tem sido para mim um precioso colaborador no serviço que desempenha como ecônomo inspetorial e conselheiro. Devido a este trabalho conhece bem a inspetoria com as suas riquezas e desafios. Sem dúvida dará uma grande contribuição para a vida e a missão salesiana” disse o inspetor, padre Francisco Alves, no comunicado enviado aos Salesianos.

E continuou “Agradeço a Deus, em nome de todos os irmãos pela generosa disponibilidade do padre Jefferson e, ele pode ter a certeza que contará sempre com a oração e o apoio fraterno de toda a comunidade inspetorial e, em particular a minha colaboração em tudo o que for necessário” disse o padre Inspetor.
A data da posse do novo Inspetor será informada nos próximos dias, no momento, o padre Jefferson continua desempenhando a sua função como ecônomo inspetorial e, iniciando o processo de transição.
“Este é um serviço bonito e extremamente exigente. De uma coisa o padre Jefferson pode estar certo: ele vai contar com a presença viva e eficaz do Senhor, que o ajudará pouco a pouco a compreender o que significa dar mais um passo na rica experiência do serviço; a dedicação incansável dos irmãos, verdadeiros operários de todas as horas; a amizade fraterna e visível de cada um deles; a força da oração servirão de força para sua caminhada. Fico muito feliz com a nomeação do padre Jefferson como também os membros do Conselho Inspetorial”, disse o padre Inspetor ainda em seu comunicado.
E finalizou desejando proteção divina ao padre Jefferson, nesta nova caminhada, “Rogo à Virgem Auxiliadora que proteja e ilumine sempre a este nosso querido irmão para que ele, com generosidade e espírito de doação, ofereça toda as suas forças no serviço dedicado aos irmãos e à missão confiada por Deus a Dom Bosco e a seus filhos nessa nossa linda Amazônia”.

Vivian Marler – ISMA

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: