Romaria da Família Salesiana celebra 300 anos de bênçãos

Sábado, 19 de agosto de 2017. Mais uma vez as congregações e grupos que formam a Família Salesiana no Estado de São Paulo se reuniram na casa da Mãe Aparecida para a realização de sua romaria.

Neste ano, o evento, que reúne milhares de pessoas, teve uma motivação especial. Além de celebrar seus patronos Dom Bosco e Madre Mazzarello junto à Nossa Senhora, a celebração foi também uma lembrança e uma homenagem salesiana pelos 300 anos em que a imagem milagrosa de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada por pescadores no rio Paraíba do Sul. Com isso, o tema da romaria foi “Aparecida, 300 anos de bênçãos” e o lema “Com Maria, nos caminhos da nossa história!”.

Participaram da romaria caravanas vindas de escolas, obras sociais, paróquias e instituições de ensino superior dos Salesianos de Dom Bosco, Filhas de Maria Auxiliadora, Irmãs da Caridade de Jesus, grupos de Salesianos Cooperadores, Associação dos Devotos de Maria Auxiliadora, Voluntárias de Dom Bosco, Voluntários de Dom Bosco, Ex-Alunos de Dom Bosco, Ex-Alunos(as) FMA, Associação das Damas Salesianas, Comunidade Canção Nova, jovens da Articulação da Juventude Salesiana e também caravanas vindas de outros estados.

A programação começou com a concentração no Porto Itaguaçu, animada pelo Ministério Illumminay. Também a Fanfarra Dom Bosco, da Obra Social Dom Bosco, de Itaquera, se apresentou antes da saída do trio elétrico em direção ao Santuário Nacional.

Mesmo com chuva a multidão de romeiros seguiu pela Avenida Itaguaçu, com as imagens de Nossa Senhora Aparecida, Dom Bosco e Madre Mazzarello à frente, além das faixas e banners das congregações e grupos presentes. Na chegada ao Santuário, outro momento tradicional: a soltura dos balões com os banners dos santos salesianos.

A celebração eucarística foi presidida por Dom Eduardo Pinheiro, bispo de Jaboticabal-SP, e concelebrada pelos arcebispos eméritos Dom Vitório Pavanelo e Dom Antonio Carlos Altieri, pelo inspetor da Inspetoria Salesiana de São Paulo, Pe. Edson Castilho e por uma grande quantidade de sacerdotes salesianos. Após a comunhão, jovens entraram com rosas e fizeram a colocação do manto e a coroação da imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Após a missa os romeiros puderam conhecer outros espaços do complexo do Santuário Nacional além da basílica nova, como a Passarela da Fé, a Basílica Velha, o Museu e o Mirante da Torre Brasília.

Texto: Anderson Bueno / Fotos: João Carlos – New Face e Matheus Lopes

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: