Romaria da Juventude: jovens testemunham a unidade e ação de Deus

Um mosaico de expressões e formas de evangelizar e viver o Evangelho. Foi com este colorido que jovens do Brasil inteiro participaram da Romaria Nacional da Juventude, no Santuário Nacional de Aparecida, neste final de semana, e testemunham a ação de Deus em suas vidas.
Ao falar sobre sua alegria em participar da Romaria, na casa da Mãe Aparecida, o jovem Victor, de Vitória (ES), ressaltou que, antes da presença de Cristo em sua vida, considerava que um jovem não poderia ter uma vida e uma vida real: “Pude experimentar isso na Igreja. Tive um pai alcoólatra que não me mostrava uma perspectiva de vida. Depois, comecei a participar no grupo da minha paróquia e vi que há vida”.

Talita Domenica é da Comunidade Aliança de Misericórdia, em São Paulo, e representa as novas comunidade na Coordenação da Pastoral Juvenil Nacional. Ela também participou do encontro e ressalta que a Igreja é jovem: “Foi um grande presente estar com a novas comunidades nessa Romaria e perceber a beleza dos diversos carismas reunidos num único objetivo que é mostrar a beleza da Igreja que também é jovem”.

A programação do evento contou com diversos momentos desde a manhã do sábado, 9, até a manhã do domingo, 10: tendas #Rota300 e por bloco das expressões (Pastorais de Juventude, Novas Comunidades, Movimentos e Congregações), onde aconteceram catequeses dos bispos, debates e momentos de louvor e animação; Show de Evangelização organizado pelos padres Zezinho e Joãozinho, com a presença de cantores católicos; passagem pela Porta Santa do Ano da Misericórdia; vigília durante toda a madrugada com a oração do Santo Terço e Adoração ao Santíssimo; romaria ao som de trio elétrico; e Missa de encerramento com todos os bispos do Brasil.

Antes mesmo de começar a Romaria Nacional, o trabalho já era intenso na divulgação e preparativos da cobertura pela Equipe Jovem de Comunicação da CNBB – Jovens Conectados. E como enviados especiais, estavam presentes os membros da subequipe de Redes Sociais, Layla Kamila e João Rigobello, que fizeram cobertura e transmissões por meio do Grupo Aberto no Viber, Snapchat, Instagran, Facebook e Twitter.

Confira no Facebook Conectado fotos e vídeos de toda a Romaria.

A equipe contou ainda com a colaboração dos jovens Camila Ribeiro, Rafael Benedictus Costa, ambos de São Paulo (SP), e Eduardo Campos, de Bragança Paulista (SP).

As romarias daqui pra frente

Com a motivação do lançamento do Projeto #Rota300, no ano passado, durante a Assembleia Geral da CNBB, a Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude e o Santuário Nacional promoverão em todos os anos a Romaria da Juventude.

A ideia é que aconteça sempre no fim de semana da primeira semana da assembleia dos bispos, com o objetivo de aproximar a juventude do episcopado brasileiro.

Por Gracielle Reis para Jovens Conectados

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: