RSB-Social realiza mais uma edição do curso de Pedagogia Salesiana

Nos dias 26 e 27 de outubro a Rede Salesiana Brasil de Ação Social, realizou no Instituto Teológico Pio XI, em São Paulo, o segundo curso de Pedagogia Salesiana do ano de 2015. O curso teve como eixo temático “O Sistema Preventivo: uma experiência espiritual e educativa”
e contou com a participação de 45 colaboradores das obras sociais do polo São Paulo.

A programação teve início na manhã de segunda-feira (26) com o café da manhã, acolhida e oração de abertura conduzida por Rosemeire Gomes Silva, gestora de projetos da Inspetoria Santa Catarina de Sena e pelo Pe. Renato Tarcísio de Moraes Rocha, animador SDB do polo São Paulo da RSB – Social. Em seguida, o Pe. Rafael Galvão Barbosa explanou sobre o tema “O princípio inspirador do Sistema Preventivo: a caridade pastoral”. Ainda no período da manhã, o Marcos Roberto, gestor da Casa do Puríssimo Coração de Maria em Guaratinguetá, falou sobre o “Sistema Preventivo Salesiano: um projeto educativo integral”.

A tarde, o Pe. Tiago Eliomar explanou sobre “A Espiritualidade Juvenil Salesiana: uma proposta de vida cristã”. A noite, todos participaram do Terço Missionário, que foi seguido de uma confraternização com churrasco e música ao vivo.

A educadora Gabriela Cavalari Oliveira, da Casa Dom Bosco de Americana, ressalta que “participar do curso de pedagogia salesiana trouxe experiências renovadoras e motivacionais para continuar na missão educativa. As palestras tidas no encontro ampliaram a maneira de fortalecer vínculos entre educadores e educandos, além de trazerem momentos de reflexão pessoal e espiritual. Foi gratificante poder participar desse encontro e ampliar conhecimentos, além da interação junto às demais obras que nos trouxeram trocas de experiências e mais aprendizado.”

No dia 27, a Celebração Eucarística teve uma liturgia diferenciada, convidando os presentes a um momento penitencial com “deserto”, um momento de reflexão pessoal. Durante o deserto, aqueles que desejaram, puderam aproximar-se do sacramento da Reconciliação, e as confissões foram atendidas pelos padres Tiago Eliomar e Vinicius Ricardo de Paula. A missa seguiu com a Liturgia da Palavra, conduzida pela Pe. Tiago e que convidou os participantes para a leitura orante (lectio divina). Após este momento, a missa continuou com a homilia e a partilha.

“O curso superou minhas expectativas, fornecendo informações ricas sobre a pedagogia salesiana e momentos de reflexão sobre o dia a dia de nossas atividades, ressaltando também as experiências vividas com outras casas salesianas, onde pude conhecer o trabalho, problemas e até mesmo soluções encontradas por eles em suas respectivas áreas o que me fez crescer profissionalmente e espiritualmente, no final ficou a saudade dos novos amigos e vontade de colocar em prática tudo que aprendi com os nossos amados jovens”, afirmou o Alexandre Bastos Tomaz, instrutor de Logística do Centro Juvenil Salesiano Dom Bosco – Lapa.

Após a missa, a manhã seguiu com a avaliação do encontro e entrega de certificados aos participantes. O curso foi encerrado com o almoço.

Texto e fotos: Fernanda P. de Souza Vieira

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: