Pastoral Familiar

Missão

“Promover a vocação e missão, formação e espiritualidade, organização e atuação do laicato, particularmente da juventude e da família.” (Cf. Doc. CNBB 73, 29). A Pastoral Familiar se destina a toda pessoa, independente de sua situação familiar. Tem o propósito de promover a inclusão e resgatar os valores e dignidade de cada pessoa.

Possui diversos núcleos, que organizam atividades destinadas aos diferentes estágios da Família:

NÚCLEO SEGUNDA UNIÃO

O encontro busca evangelizar, acolher e conscientizar os casais com vínculo matrimonial sacramental que se separaram, e vivem uma nova união.

NÚCLEO DE CASAIS

Duas vezes por ano, a Pastoral Familiar realiza o encontro de casais com mais de 3 anos de matrimônio. O objetivo é auxiliá-los a compreenderem seu compromisso e confrontar a sua vida sacramental e cotidiana com o plano de Deus.

NÚCLEO NAMORADOS

O núcleo de Namorados da Pastoral Familiar promove dois encontros ao ano que visam conscientizar os casais de namorados da importância desta fase na vida para o cristão, e a seguir um caminho no plano de Deus santo e justo. É um momento de acolhida!

NÚCLEO NOIVOS

Os Encontros de Noivos são realizados duas vezes por ano. Oferecem instrução para que o futuro casal possa dar o passo decisivo em sua vida, ou seja, receber o sacramento do Matrimônio, com maior segurança, consciência amadurecida, reconhecimento de causa e como momento propício de evangelização.

NÚCLEO SANTIFICAÇÃO

Os Encontros de Santificação dos Casais têm objetivo de evangelizar, acolher e conscientizar os casais não casados e que convivem juntos sem impedimento para receberem o sacramento do Matrimônio. São realizados dois encontros por ano.

NÚCLEO RECÉM CASADOS

Em 2011 a Pastoral Familiar criou o núcleo que organiza os encontros para recém casados. O objetivo é despertar logo no início da relação conjugal a necessidade de um encontro mais próximo com Deus, visando e o crescimento espiritual do casal. O encontro é para casais com até três anos de matrimônio.

NÚCLEO DOM BOSCO

Criado para acolher pessoas solteiras adultas, viúvas e divorciadas, o Núcleo organiza dois Encontros anuais que tem por objetivo promover o crescimento espiritual e encontro pessoal com DEUS. Também coordena o  Movimento Eclesial Paroquial – MEP, que consiste em grupos de estudo bíblico para os  participantes dos Encontros, para caminharem juntos no fortalecimento da fé, através de reuniões quinzenais.

NÚCLEO BATISMO

As equipes que coordenam a celebração do Batismo preparam pais e padrinhos para a missão que eles se propuseram a realizar num clima de fé e participação. O grupo também fornece as informações para que todos conheçam o profundo significado do Sacramento do Batismo.