Newsletter – Junho 2022 | Ed. 02
01/07/2022Newsletter – Julho 2022 | Ed. 03
01/08/2022Há pouco mais de um ano, em 10 de maio de 2021, o Papa Francisco divulgou a Carta Apostólica Antiquum Ministerium. A partir do documento, o Papa instituiu o ministério laical de catequista. Segundo o Papa Francisco era uma necessidade urgente para a evangelização no mundo contemporâneo, a ser realizada sob forma secular, sem cair na clericalização
Nas palavras do Papa Francisco: “Ser catequista significa que a pessoa ‘é catequista’, não que ‘trabalha como catequista’. É todo um modo de ser, e são necessários bons catequistas, que sejam ao mesmo tempo companheiros e pedagogos”.
“Rezemos pelos catequistas, chamados a anunciar a Palavra de Deus, para que sejam testemunhas da Palavra com coragem e criatividade, na força do Espírito Santo!” (Papa Francisco).
CATEQUISTAS – Para Andréa Alvarenga, da coordenação da Pastoral da Catequese de nossa paróquia, “Foi com grande alegria e entusiasmo que nós catequistas recebemos a notícia da Instituição do Ministério da Catequese pelo Papa Francisco. A criação deste Ministério, demonstra o cuidado e o carinho do nosso Papa por todos os catequistas, homens e mulheres batizados, que se dedicam na missão de evangelizar e transmitir a fé nos dias de hoje.
FORMAÇÃO – Os catequistas de nossa paróquia tiveram no último dia 26/06, uma manhã de formação sobre o Ministério do Catequista com o Irmão Alberto, que iniciou com a oração e benção do Padre Maurício e contou com a presença de 40 catequistas.
INSTITUIÇÃO – O Papa convidou as Conferências Episcopais a “tornarem realidade o ministério de catequista”, estabelecendo o iter formativo necessário e os critérios normativos para o acesso ao mesmo, encontrando as formas mais coerentes para o serviço e em conformidade com o Motu proprio que poderá também ser recebido, “com base no próprio direito particular”, pelas Igrejas Orientais. A Diocese de São José dos Campos, após a publicação das orientações da Conferência Episcopal, deverá divulgar o seu iter formativo.
Atualmente a Paróquia Sagrada Família conta com aproximadamente 780 crianças na Catequese Eucarística.