Salesiano irmão, uma vocação, uma vida!

Na Igreja, todos são chamados a um serviço, uma missão. Isto nem sempre é levado em conta. Jesus Alertará: “A messe é grande, mas os operários são poucos…” O Apóstolo Paulo dizia em suas pregações que a Igreja é um corpo com seus membros. “Cada um com seu dom de serviço… Ninguém pode ficar de fora, pois o corpo estaria incompleto…”

Há três tipos de chamados: a vocação sacerdotal, a vocação leiga e a vocação religiosa. É nesta última que se encontra a vocação do salesiano irmão. O irmão é aquele que, ouvindo o chamado de Deus, não se contêm, mas segue os passos de Jesus, fazendo do Evangelho sua regra suprema de vida, consagrando-se ao serviço do Reino, para se tornar mais disponível, pobre como Cristo, nada possuindo de seu. Está a serviço de uma causa maior. Gera partilha e distribuição justa dos bens ao Cristo – Amor para que imitando-o, o irmão consagre sua vida para amar mais, sem restrições, a todos e principalmente aos mais necessitados. O Cristo – Obediente, buscando reconhecer a vontade de Deus nas pessoas, nos projetos da Igreja, nas Escrituras, abrindo mão de sua própria vontade como entrega total ao projeto de Deus.

É inerente à sua vocação o viver em comunidade, ser irmão entre os irmãos, com os quais vive o mesmo ideal de vida.

Assume na Congregação Salesiana a missão específica do serviço aos jovens, levando na sua vida e missão, toda a sua riqueza leiga como consagrado, pastor, amigo, profeta e educador.

Traz dentro de si as riquezas da acolhida e proximidade para com os outros, não procurando posições de destaque, mas, buscando com humildade ser ‘irmão’. Antenado ao meio profissional, faz deste espaço sua pastoral primeira, sendo sal, fermento e luz para o mundo juvenil na certeza de que não caminha só. O irmão é um apaixonado pelo Reino. É uma bela vocação. Vamos nessa?

Ir. Hamilton Rodrigues

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: