Salesiano Sorocaba investe em canal no Youtube para mostrar virtudes da escola

Desde o ano passado o canal de YouTube do Colégio Salesiano São José, o Salesiano Sorocaba, está bombando! O Brasil está em plena “transformação digital” e os dados são impressionantes. Somos mais de 110 milhões de brasileiros conectados a web e estamos entre os países onde os internautas gastam mais tempo online. Embora a televisão aberta seja ainda um importante veículo de mídia no Brasil, existe uma clara e forte tendência de migração para a web, especialmente entre os jovens. Somos o 3º país no mundo em número de usuários do Facebook, dos quais 80% acessam a rede social via dispositivos móveis, estamos na 2ª colocação mundial no consumo de vídeos do YouTube, segundo o livro Digital Minds, publicado pela editora Above em 2016.

Diante desse contexto a equipe de marketing do colégio trouxe a proposta de desenvolver conteúdos próprios para essa plataforma e convenceu os departamentos pedagógicos da escola de que poderia melhorar ainda mais a comunicação junto à comunidade educativa. Com a contratação de uma produtora e a participação de alunos, professores, pais e colaboradores, os vídeos começaram a ser produzidos.

Antes do primeiro lançamento havia apenas 52 inscritos no canal e os vídeos não obedeciam critérios de regularidade e qualidade. Com o passar do tempo e a edição de novos filmes, a base de inscritos começou a crescer e o feedback das pessoas se tornaram sempre positivos. Além disso, os alunos e toda comunidade sempre pedem para fazer parte das matérias, querem dar sua opinião sobre os assuntos e serem protagonistas em relação ao que está “rolando” na escola.

Temas como “aprendizagem colaborativa”, “pastoral escolar”, “treineiros”, dicas de estudo, podem despertar grande interesse ou não, mas quando tudo isso é apresentado na linguagem dos jovens, com a “cara” deles, as coisas se tornam mais interessantes. Contudo, mesmo com essa abordagem mais “descolada” os filmes não deixam de ter um caráter educativo e na maioria dos assuntos há uma fala de alguma personalidade que endossa e embasa a opinião da escola.

Conheça o “Educa Salê”, sugira pautas e quem sabe você poderá ser um repórter do nosso canal na próxima matéria.

Ivan Camargo – Marketing – Colégio Salesiano São José

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: